Instruir e orientar ou fazer pelo outro?

“Paciência”, o que essa palavra te remete? Muitas vezes quando falamos dela pensamos nas esperas da nossa vida profissional, amorosa, financeira e diversas áreas. Mas você já parou pra pensar que ela pode ser relacionada à nossa doação ao outro também?

Muitas vezes nos solidarizamos em ajudar o próximo, seja direta ou indiretamente, porém, a maioria das outras vezes estamos inseridos em um “falso auxílio”. Isso acontece quando não permitimos que a pessoa tenha as próprias falhas para chegar ao sucesso por conta, então de forma involuntária adiantamos alguns processos para ela, talvez d e forma inocente para poupá-la de algum dissabor, porém isso, talvez,  não colabore para um aprendizado a longo prazo.

Vamos supor que você tem um filho e quer ensiná-lo a ler, mas todas às vezes que ele tem dificuldades em juntar as sílabas, você faz por  ele, por impulso, para poupar tempo ou realmente impaciência. Esse comportamento pode colaborar no início, porém, se sempre fizer isso, talvez em uma prova ele não consiga resolver sozinh o, já que você não estará lá e, neste caso, ele ficou condicionado à sua ajuda.

Essa situação não envolve só filhos, mas também está ligada a diversas outras questões dentro e fora de casa, até mesmo no trabalho. Um funcionário novo precisa desbravar suas falhas e ser orientado em seus projetos, porém, é comum ver líderes realizando as tarefas por estarem condicionados ou pressionados ao  imediatismo.

Tudo isso está interligado a uma realidade ansiosa e tecnológica, que desaprendeu as necessidades das esperas da vida. Queremos tudo pra ontem e por isso perdemos processos importantes, tanto para nós quanto para o outro. Não podemos fazer a colheita pelos outros, mas ensinar o plantio. Assim, não nos sobrecarregamos com feitos que precisam ser aprendidos pe la outra pessoa.

Mais do que ensinar, é estimular a paciência e a colheita de esperas empenhadas, com certeza os frutos serão de longo prazo e não apenas imediatistas!

Aproveite a jornada!

Boas Festas e um feliz florescer para cada um!

Agende a sua sessão agora mesmo

button abrir o whatsapp - Instruir e orientar ou fazer pelo outro?

Luciane Cada Post - Instruir e orientar ou fazer pelo outro?

Comentários
Posted in Alergia and tagged , , , , , .