Asd 720x380 - Imunoterapia: 98% de eficácia no tratamento de alergia a insetos.

Imunoterapia: 98% de eficácia no tratamento de alergia a insetos.

Entre os tipos mais comuns de alergias está a relacionada a insetos, e esses estão divididos em dois grupos: os hematófagos e os himenópteros.

Os hematófagos são aqueles que sugam o nosso sangue (pernilongos, borrachudo, pulgas). Na maioria das vezes, as reações são cutâneas, de pouca gravidade, e atinge, frequentemente, as crianças.

Já os himenópteros, um dos maiores grupos dentre os insetos, compreende mais de 400 espécies de vespas, abelhas africanizadas e formigas, especificamente a Lava-Pés, comum em nossos jardins.

Esses insetos são responsáveis por reações alérgicas graves, como a anafilaxia, a reação mais rápida e que pode ser fatal. O veneno é injetado com uma simples ferroada, que pode levar uma pessoa à morte por asfixia (edema de glote) ou choque (quando a pressão vai a zero).  Nos Estados Unidos e Europa morrem de 50 a 100 pessoas por ano por causa desses insetos. Não há estatísticas no Brasil

Uma pessoa com crise de anafilaxia pode apresentar sintomas como urticária, edemas palpebrais, labiais ou de glote, respiratório com broncoespasmo e obstrução nasal, colapso cardio circulatório (choque) e outras como, por exemplo, a convulsão.

O diagnóstico de alergia a insetos é feito a partir do histórico de vida do paciente, exames sanguíneos e testes cutâneos. Está aí um conceito-chave da imunoterapia: o tratamento é personalizado, baseado em alérgenos específicos.

Tratamentos:

A Imunoterapia é um dos tratamentos de maior sucesso nos casos de alergia a insetos, com uma eficácia de 98%.

Entenda melhor: Imunoterapia com Alérgenos (Vacinas para Alergia)

Outros procedimentos adotados são o uso de anti-histamínicos e corticoides e o tratamento preventivo com a imunoterapia alérgeno-específica (dessensibilização). Em caso de reação anafilática a adrenalina é o único medicamento capaz de salvar a vida da pessoa em crise.

Fonte: http://www.asbai.org.br/secao.asp?s=105&id=985

Saiba como manter sua casa um local seguro para quem tem alergia: Alergia – Controle Ambiental

Comentários

Relacionados

Posted in Alergia and tagged , , , .