7 dicas para respirar melhor 720x380 - 7 dicas para respirar melhor

7 dicas para respirar melhor

O nosso clima é muito instável e em grandes metrópoles o ar que respiramos é cada vez mais poluído pela fumaça de carros, cigarro e outros produtos químicos que acabam sendo lançados no ar que respiramos.

OS PREJUÍZOS PARA A SAÚDE

1. Lacrimação exagerada e infecções nos olhos, como conjuntivite.

2. Ardência na mucosa que reveste o nariz e a garganta, tosse e dificuldade para respirar. Agrava quadros de rinite e sinusite.

3. Os poluentes caem na circulação, colaborando para processos inflamatórios que levam a doenças como infarto e derrame.

4. Para cada 10 microgramas por metro cúbico de material particulado fino (MP2,5) acima do limite estabelecido internacionalmente (25 microgramas), o número de internações por problemas cardíacos e respiratórios sobe 10%. Nos pulmões, essas substâncias podem causar doenças como asma, bronquiolite e até pneumonia.

5. Irritações na pele e alergias.


Leia também:

Os Principais Sintomas da Rinite Alérgica

Quando Suspeitar de Alergia Respiratória

Resfriado ou Rinite Alérgica?


7 dicas para respirar melhor

1° Beba mais água
Desidratada, a mucosa que reveste o nariz, a boca e a garganta perde capacidade de expelir agentes externos, como poluição, vírus e bactérias. O ideal é ingerir, no mínimo, um copo a cada três horas.

2° Hidrate os olhos e lave o nariz
Colírios com composição semelhante à da lágrima, disponíveis nas farmácias, evitam irritação e infecções em dias muito secos. Outra dica é lavar o nariz com soro fisiológico.

3° Utilize umidificador
O ideal é usar entre 10h e 16h, quando a umidade é mais baixa. Atenção com a limpeza do aparelho, para que fungos e bactérias não proliferem. Na falta dele, coloque no ambiente uma bacia de água ou toalha molhada.

4° Limpe o chão com pano úmido
O tecido é melhor que a vassoura e o aspirador, que acabam espalhando a poeira no ambiente.

5° Evite atividades ao ar livre
Essa dica parece estar errada não é mesmo? Já que as atividades como corrida ou caminha ao ar livre melhoram a circulação do corpo. Mas essa dica se aplica especificamente ao horário entre as 10h às 16h. Se for se exercitar em ruas e avenidas, evite os horários de pico do trânsito onde a poluição dos carros é mais forte.

6° Use ar-condicionado
Embora resseque um pouco o ar, estudos mostram que o uso de ar-condicionado com filtros novos e limpos reduz em até 40% a quantidade de partículas suspensas nos cômodos em que está instalado.

7° Prefira morar em andares intermediários
Em um prédio, enquanto os andares mais baixos estão mais expostos à poluição emitida pelos carros, como as partículas finas e o monóxido de carbono, os mais altos sofrem com as concentrações de ozônio. Apartamentos intermediários, entre o 4º e o 6º andar, tendem a registrar melhor qualidade de ar.


Dra. Maria Carolina 150x150 - 7 dicas para respirar melhor

Dra. Maria Carolina Ferrari

CREFITO: 120121

Especialidade: Fisioterapia Respiratória

 


 

Comentários

Relacionados

Posted in Fisioterapia Respiratória and tagged , , , , .