O nosso clima é muito instável e em grandes metrópoles o ar que respiramos é cada vez mais poluído pela fumaça de carros, cigarro e outros produtos químicos que acabam sendo lançados no ar que respiramos.
OS PREJUÍZOS PARA A SAÚDE
1. Lacrimação exagerada e infecções nos olhos, como conjuntivite.
2. Ardência na mucosa que reveste o nariz e a garganta, tosse e dificuldade para respirar. Agrava quadros de rinite e sinusite.
3. Os poluentes caem na circulação, colaborando para processos inflamatórios que levam a doenças como infarto e derrame.
4. Para cada 10 microgramas por metro cúbico de material particulado fino (MP2,5) acima do limite estabelecido internacionalmente (25 microgramas), o número de internações por problemas cardíacos e respiratórios sobe 10%. Nos pulmões, essas substâncias podem causar doenças como asma, bronquiolite e até pneumonia.
5. Irritações na pele e alergias.
Leia também:
Os Principais Sintomas da Rinite Alérgica
Quando Suspeitar de Alergia Respiratória
7 dicas para respirar melhor
1° Beba mais água
Desidratada, a mucosa que reveste o nariz, a boca e a garganta perde capacidade de expelir agentes externos, como poluição, vírus e bactérias. O ideal é ingerir, no mínimo, um copo a cada três horas.
2° Hidrate os olhos e lave o nariz
Colírios com composição semelhante à da lágrima, disponíveis nas farmácias, evitam irritação e infecções em dias muito secos. Outra dica é lavar o nariz com soro fisiológico.
3° Utilize umidificador
O ideal é usar entre 10h e 16h, quando a umidade é mais baixa. Atenção com a limpeza do aparelho, para que fungos e bactérias não proliferem. Na falta dele, coloque no ambiente uma bacia de água ou toalha molhada.
4° Limpe o chão com pano úmido
O tecido é melhor que a vassoura e o aspirador, que acabam espalhando a poeira no ambiente.
5° Evite atividades ao ar livre
Essa dica parece estar errada não é mesmo? Já que as atividades como corrida ou caminha ao ar livre melhoram a circulação do corpo. Mas essa dica se aplica especificamente ao horário entre as 10h às 16h. Se for se exercitar em ruas e avenidas, evite os horários de pico do trânsito onde a poluição dos carros é mais forte.
6° Use ar-condicionado
Embora resseque um pouco o ar, estudos mostram que o uso de ar-condicionado com filtros novos e limpos reduz em até 40% a quantidade de partículas suspensas nos cômodos em que está instalado.
7° Prefira morar em andares intermediários
Em um prédio, enquanto os andares mais baixos estão mais expostos à poluição emitida pelos carros, como as partículas finas e o monóxido de carbono, os mais altos sofrem com as concentrações de ozônio. Apartamentos intermediários, entre o 4º e o 6º andar, tendem a registrar melhor qualidade de ar.
CREFITO: 120121
Especialidade: Fisioterapia Respiratória