barriga 1 555x340 - Você sabe o que é Esteatose Hepática?

Você sabe o que é Esteatose Hepática?

Ela também é conhecida como Gordura no Fígado!!

Esteatose Hepática é causada devido a um acúmulo de triglicérides e outros tipos de lipídeos (gorduras) nos hepatócitos (células do fígado).

O excesso de gordura neste órgão pode levar a destruição dessas células e sua perda do funcionamento, o que é chamada de Cirrose Hepática.

Geralmente ouvimos falar sobre a cirrose hepática para indivíduos que ingerem bebidas alcoólicas em excesso, mas saiba que por acúmulo de gordura, seu fígado também pode ser prejudicado da mesma maneira.

A esteatose hepática geralmente está relacionada ao quadro de síndrome metabólica, ou seja, vem acompanhada de circunferência abdominal elevada (mulheres maior que 88cm e homens maior que 102cm), triglicerídeos alterados, colesterol alto, pressão arterial alta, diabetes ou pré diabetes. A manutenção de peso e boa alimentação facilitam para evitar essas patologias citadas.

O que podemos fazer então para diminuir a gordura no fígado?

• Reduza a ingestão de carboidratos proveniente das  farinhas brancas, prefira sempre as integrais; • Evite as gorduras saturadas (carne vermelha, manteiga, frituras), de sempre preferência as gorduras ‘boas’ (castanhas, abacate, azeite de oliva). Diminua sempre o óleo utilizado para o preparo das refeições; • Aumente a ingestão de fibras (cereais integrais, farelos como gérmen de trigo, farinha de linhaça e de outras sementes, aveia, legumes crus, verduras e frutas); • Faça refeições leves, com volumes menores e se possível de 5 a 6 refeições ao dia; • Evite consumir alimentos como bolos recheados, balas, chocolates, sorvetes, doces em geral
• Prefira alimentos grelhados, cozidos, assados;
• Líquidos durante as refeições devem ser evitados para não piorar desconfortos como náuseas;
• Reduza o consumo de sal. Utilize de temperos caseiros e ervas naturais para dar sabor aos alimentos;
• Reduza a ingestão de bebida alcoólica;
• Exercite-se diariamente. Praticar atividade física ajuda a controlar o peso e a queimar a gordura estocada;

Procure sempre um médico para avaliar seu tratamento e um nutricionista para adequar sua alimentação.

 


 

Dra Fernanda 150x150 - Você sabe o que é Esteatose Hepática?

Dra. Fernanda Novo

CRN: 35006

Nutricionista Clínica com foco em Esportes.

Graduada no curso de Nutrição em 2011 pelo Centro Universitário São Camilo, possui curso de extensão em “Personal Diet” pela Universidade Gama Filho e cursos de atualização profissional na área de Nutrição Esportiva.

Comentários

Relacionados

Posted in Nutrição and tagged , , .