acaros pro saude 720x380 - Tudo o que você precisa saber sobre os Ácaros.

Tudo o que você precisa saber sobre os Ácaros.

Os ácaros são criaturas tão pequenas, praticamente invisíveis. Estima-se que o número real de espécies de ácaros vão de 500 mil a 1 milhão. Essas pequenas criaturas podem estar vivendo em sua casa. Mas quanto mal elas podem fazer?


Se você tem alguma alergia, como a rinite, e passou por uma crise aparentemente sem motivos claros, saiba que possivelmente os ácaros estiveram envolvidos.


Mas o que são os ácaros?


acaro 300x200 - Tudo o que você precisa saber sobre os Ácaros.Os ácaros são criaturas tão pequenas que é impossível enxerga-las a olho nu. Mas eles podem estar lá: no seu colchão, no carpete, sofá ou ursos de pelúcia.


Os ácaros têm um corpo transparente e tem apenas cerca de 300 micrômetros de comprimento (1 Centimetro equivale a 10.000 micrômetros) . São tão pequenos que são praticamente invisíveis e só podem ser vistos com ajuda de um microscópio.

Os ácaros descobertos pela ciência são aproximadamente 55 mil espécies. Porém, as estimativas do número real de espécies de ácaros vão de 500 mil a 1 milhão, pois novas espécies são encontradas, até mesmo em lugares que já foram bem estudados.


Do que se alimentam?


Os ácaros que vivem em nossas casas se alimentam principalmente da descamação da nossa pele. A queratina é uma fina camada que fica na superfície da nossa pele que se renova constantemente por meio da descamação e é dessa “pele morta” que os ácaros se alimentam.

Por dia estima-se que uma pessoa perca cerca de 1 grama de pedaços de pele. Mas não é só de pele humana que eles se alimentam caso você tenha animais de estimação como gato ou cachorro os ácaros também podem se alimentar dos resíduos de pele deixados pelos animais de estimação.


Local Preferido


Nosso colchão é o local preferido dos ácaros por se tratar de um local que recebe calor e umidade do nosso corpo e a descamação natural da pele. Além dos lençóis e cobertores que mantêm o escurinho e umidade, mesmo durante o dia, é o local preferido dos ácaros para se desenvolverem.


Geralmente os ácaros não ficam na superfície mas sim entre as fibras do colchão. Quando nos sentamos ou deitamos na cama é como se pulverizasse os ácaros mortos e as fezes no ar.


Alergia a ácaros


Na verdade as pessoas não são alérgicas aos ácaros mas sim a suas fezes. Quando você se deita na cama ou no sofá a pele é descamada naturalmente, os ácaros se alimentam e ali mesmo fazem suas necessidades.


Cada ácaro elimina, em média, 20 excrementos por dia. Levando em consideração que em cada metro quadrado existem centenas de ácaros, pode-se ter ideia do tanto de matéria alergênica que eliminam.


As fezes dos ácaros são revestidas por uma enzima chamada Der P1, que é altamente alergênica e pode causar crises de asma, corrimento nasal, espirros e irritação nos olhos. As fezes dos ácaros e ácaros já mortos, viajam junto com a poeira fina, sendo inalados e provocando alergias.


Combate aos ácaros


O ideal seria viver sem os ácaros, mas como a tarefa pode ser muitas vezes inviável, o combate aos ácaros deve ser diário. Principalmente para pessoas alérgicas.

Nossos especialistas recomendam:

  • Forrar colchões e travesseiros com capas anti-ácaros, pois nesses locais passamos a maior parte das 24 hs do dia.
  • Colocar travesseiros no sol durante o dia. O calor reduzirá a umidade e criará um ambiente que os ácaros detestam.
  • Acompanhamento com alergista. Se você tem alguma alergia respiratória(rinite, asma alérgica por exemplo) ou relacionada aos ácaros, ser acompanhado por um profissional alergista é fundamental. Ele poderá identificar os possíveis causadores de crises de alergia e orientá-lo a fim reduzir a frequência dos momentos de alergia.


Conclusão


O combate aos ácaros deve ser feito diariamente, mantendo os colchoes e travesseiros forrados com capas anti-ácaros, o calor do sol pode ajudar a diminuir a reprodução desse animais microscópicos. Se você tem ou convive com alguém com algum tipo de alergia a visita ao médico alergista pode trazer benefícios a sua saúde, diminuindo os momentos de crise alérgica.

 



Referências:
https://www.infoescola.com/aracnideos/acaros/
http://www.portalbrasil.net/medicina_alergia.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81caro

Comentários

Relacionados

Posted in Alergia and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.