fbpx

Alergia a ácaros: tudo o que você precisa saber (e como combate-los)

Você já ouviu falar em ácaros? essas criaturas são parentes das aranhas podem estar na sua casa. Mas quanto mal elas podem fazer?
Os ácaros são criaturas tão pequenas, praticamente invisíveis. Estima-se que o número real de espécies de ácaros vão de 500 mil a 1 milhão.
Se você tem alguma alergia, como a rinite, e passou por uma crise aparentemente sem motivos claros, saiba que possivelmente os ácaros estiveram envolvidos.

Mas o que são os ácaros?

acaro 300x200 - Alergia a ácaros: tudo o que você precisa saber (e como combate-los)Os ácaros são criaturas tão pequenas que é impossível enxerga-las a olho nu. Mas eles podem estar lá: no seu colchão, no carpete, sofá ou ursos de pelúcia.

Os ácaros têm um corpo transparente e tem apenas cerca de 300 micrômetros de comprimento (1 Centimetro equivale a 10.000 micrômetros) . São tão pequenos que são praticamente invisíveis e só podem ser vistos com ajuda de um microscópio.
Os ácaros descobertos pela ciência são aproximadamente 55 mil espécies. Porém, as estimativas do número real de espécies de ácaros vão de 500 mil a 1 milhão, pois novas espécies são encontradas, até mesmo em lugares que já foram bem estudados.

Do que se alimentam?

Os ácaros que vivem em nossas casas se alimentam principalmente da descamação da nossa pele. A queratina é uma fina camada que fica na superfície da nossa pele que se renova constantemente por meio da descamação e é dessa “pele morta” que os ácaros se alimentam.
Por dia estima-se que uma pessoa perca cerca de 1 grama de pedaços de pele. Mas não é só de pele humana que eles se alimentam caso você tenha animais de estimação como gato ou cachorro os ácaros também podem se alimentar dos resíduos de pele deixados pelos animais de estimação.

Local Preferido

Nosso colchão é o local preferido dos ácaros por se tratar de um local que recebe calor e umidade do nosso corpo e a descamação natural da pele. Além dos lençóis e cobertores que mantêm o escurinho e umidade, mesmo durante o dia, é o local preferido dos ácaros para se desenvolverem.

Geralmente os ácaros não ficam na superfície mas sim entre as fibras do colchão. Quando nos sentamos ou deitamos na cama é como se pulverizasse os ácaros mortos e as fezes no ar.

Alergia a ácaros

Na verdade as pessoas não são alérgicas aos ácaros mas sim a suas fezes. Quando você se deita na cama ou no sofá a pele é descamada naturalmente, os ácaros se alimentam e ali mesmo fazem suas necessidades.

Cada ácaro elimina, em média, 20 excrementos por dia. Levando em consideração que em cada metro quadrado existem centenas de ácaros, pode-se ter ideia do tanto de matéria alergênica que eliminam.

As fezes dos ácaros são revestidas por uma enzima chamada Der P1, que é altamente alergênica e pode causar crises de asma, corrimento nasal, espirros e irritação nos olhos. As fezes dos ácaros e ácaros já mortos, viajam junto com a poeira fina, sendo inalados e provocando alergias.

Combate aos ácaros

O ideal seria viver sem os ácaros, mas como a tarefa pode ser muitas vezes inviável, o combate aos ácaros deve ser diário. Principalmente para pessoas alérgicas.
Nossos especialistas recomendam:
  • Forrar colchões e travesseiros com capas anti-ácaros, pois nesses locais passamos a maior parte das 24h do dia.
  • Colocar travesseiros no sol durante o dia. O calor reduzirá a umidade e criará um ambiente que os ácaros detestam.
Acompanhamento com alergista. Se você tem alguma alergia respiratória(rinite, asma alérgica por exemplo) ou relacionada aos ácaros, ser acompanhado por um profissional alergista é fundamental. Ele poderá identificar os possíveis causadores de crises de alergia e orientá-lo a fim reduzir a frequência dos momentos de alergia.
 
Para se ter sucesso em evitar o ácaro é importante ter sempre em mente 3 fatores
fundamentais:
  1. VIDA AO AR LIVRE:
    Se você é alérgico ao que está dentro de casa, pois o ácaro não
    sobrevive na poeira de rua, quanto mais atividade ao ar livre melhor. Alergia é uma das especialidades da medicina onde se encontram mais folclores e preconceitos.
    Todo mundo dá palpite! Tem sempre alguém falando que isto pode ou aquilo não pode. Quem nunca ouviu a recomendação para evitar vento, chuva, sereno, andar descalço, alimentos gelados, entre outros. Pura bobagem! Se vento, chuva e “gelados” provocassem alguma doença não existiria nenhum menor abandonado no Brasil, morreriam todos! Sorvetes, picolés e outros alimentos gelados NÃO causam doença. Quando chove não está chovendo doença, quando venta não está ventando vírus e quando se anda descalço a infecção não sobe pelo pé, feito lagartixa! Então porque se adoece mais no inverno? Certamente não é por causa do frio. Se frio causasse doença, esquimó estaria em extinção. Acontece que no frio mudam-se os hábitos e passa-se mais tempo em ambientes fechados onde é mais fácil ter contato com vírus e alérgenos. Além disso, fatores climáticos como poluição e ar seco estão mais  presentes no inverno. Epidemias virais são muito mais frequentes no outono e no inverno. Portanto, é de fundamental importância que crianças alérgicas, em especial aquelas alérgicas a ácaros, sejam estimuladas a terem atividades ao ar livre. PODE andar descalço e sem camisa; PODE sair na chuva, no sereno ou no vento; PODE tomar sorvete, nadar em piscina de água fria, abrir geladeira, chupar gelo, lavar a cabeça, dormir de cabelo molhado, etc. Tudo isto são folclores populares que não encontram respaldo científico na literatura de seu malefício
  2. TUDO EM CASA FÁCIL DE LAVAR E LIMPAR: Pode-se ter o que quiser em casa desde que seja limpo com frequência. Não há necessidade de mudar decoração da casa de ninguém. Basta entrar em acordo com as mães. Por exemplo: pode-se usar qualquer tipo de cobertor inclusive de lã. Seu filho não é alérgico a lã e sim ao ácaro que se acumula na lã. Mas o ácaro se acumula tanto no cobertor de lã como no edredom ou na colcha de algodão. Portanto, pode-se usar qualquer cobertor desde que seja lavado como as roupas de cama geralmente o são: toda semana! De preferência, ao lavar roupa de cama, cobertor e as roupas mais pesadas, enxágüe-as em água quente, acima de 60°C. Lavar apenas com água e sabão não é suficiente para matar o ácaro. Com frequência, ele volta para a cama cheiroso e limpinho. Outra maneira de eliminar o ácaro é deixar a roupa de molho durante a noite em água com óleo de eucalipto, o mesmo que se usa em sauna. Para um tanque cheio de água colocar em torno de 2 a 3 colheres de sopa de óleo de eucalipto. Repetindo, pode-se ter o que quiser em casa desde que seja limpo com frequência! Vassouras levantam muita poeira e devem ser evitadas. No dia a dia, deve-se limpar o piso com pano úmido, deixando para usar vassoura apenas ocasionalmente para tirar a sujeira mais pesada. Dê preferência para limpar a casa quando a criança não estiver presente, pois é neste momento que a concentração de ácaro no ar está elevada.
  3. CUIDADO REDOBRADO NOS PRICIPAIS CÔMODOS DA CASA: Os cuidados para diminuir a população de ácaros devem envolver toda a casa. Em 2 lugares estes cuidados precisam ser redobrados: o quarto onde a criança dorme e a sala de televisão e/ou do computador, pois 80% do tempo em que a criança se encontra em casa ela estará em um destes cômodos.

Conclusão

O combate aos ácaros deve ser feito diariamente, mantendo os colchoes e travesseiros forrados com capas anti-ácaros, o calor do sol pode ajudar a diminuir a reprodução desses animais microscópicos. Se você tem ou convive com alguém com algum tipo de alergia a visita ao médico alergista pode trazer benefícios a sua saúde, diminuindo os momentos de crise alérgica.

Compartilhe esta matéria

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on weixin

Comentários

LEIA TAMBÉM:

Duvidas?

Estamos prontos para atender você e sua familia!