fbpx

Sinais que você deve prestar atenção ao seu coração!

dor no peito tudo que precisa saber 300x200 - Sinais que você deve prestar atenção ao seu coração!

Dor no pescoço, inchaço e até ferimentos na gengiva podem ser sintomas de problemas no coração, já que o órgão desempenha tarefas essenciais para a manutenção do organismo.

A função principal do coração é bombear o sangue oxigenado para todas as áreas do corpo, nutrindo as células. Portanto, não é surpreendente que os sinais de que a saúde cardíaca está prejudicada possam se manifestar em várias partes do corpo.

Neste artigo, exploraremos 13 desses sintomas e o que fazer ao perceber cada um deles.

O clínico geral pode ser o seu melhor amigo nesses momentos, que tal entendermos mais sobre alguns sintomas?

Sintomas de problemas no coração: atenção a 13 deles

Quando pensamos em órgãos vitais, não há como não lembrar do coração. Esse músculo funciona de forma ininterrupta, bombeando sangue por todo o organismo, fornecendo os nutrientes necessários para realizarmos as atividades diárias.

O processo de funcionamento do miocárdio é complexo, envolvendo quatro câmaras (átrios e ventrículos) e válvulas como a mitral. Se houver problemas anatômicos, sobrecarga ou anormalidades no ritmo das batidas, o processo será prejudicado. E, ao contrário do que parece, os sintomas tendem a começar de forma difusa, espalhados por áreas distantes do coração. Ficar atento a essas regiões ajuda a identificar alterações antes que elas provoquem eventos graves, como o infarto.

Veja, a seguir, sinais mais e menos óbvios de que a saúde cardíaca pode ter sido afetada.

  1. Dor no peito: Sintoma clássico de infarto, a dor no peito também pode ser sinal de outros problemas no coração. Fique alerta se a dor for aguda e prolongada, durar mais de 10 minutos e irradiar para o pescoço, costas, mandíbula e braço. Nesses casos, vá ao pronto-socorro mais próximo.
  2. Falta de ar: Esse é outro sinal comumente associado a males cardiovasculares. Redobre a atenção se a falta de ar for frequente e aparecer junto a outros sintomas.
  3. Desmaios e sensação de tontura: O déficit de oxigênio para as células do cérebro pode afetar a consciência, levando a pessoa a desmaiar. Outra consequência é a perda de equilíbrio ou tontura.
  4. Suor frio: A sudorese repentina também pode indicar mau funcionamento do coração, principalmente se combinada à dor no peito.
  5. Cansaço crônico: Esse é mais um sinal de que as células não estão recebendo os nutrientes de que precisam. A fadiga que se estende por semanas não é normal, portanto, vale consultar um médico para investigar o que está acontecendo.
  6. Enjoo: Náuseas, azia, perda de apetite e até dores abdominais podem representar o início de um problema no coração. Eles são decorrentes da sobrecarga do aparelho cardiovascular, que se reflete em órgãos responsáveis pela digestão.
  7. Dor no pescoço: Muita gente não sabe, mas as artérias carótidas ficam localizadas no pescoço. Quando há entupimento desses vasos, o paciente pode sentir dores e desconforto, além da sobrecarga cardíaca para continuar suprindo o cérebro com sangue.
  8. Ferimentos frequentes na gengiva: As feridas podem revelar inflamações que atingem os vasos sanguíneos, prejudicando a circulação – e o coração.
  9. Membros inferiores inchados: Provavelmente, você já relacionou o inchaço dos pés e pernas à retenção de líquidos. E isso faz todo o sentido. Porém, é necessário descobrir a causa desse sintoma, que pode ser algo comum como uma picada de inseto ou calor. A insuficiência cardíaca está por trás de alguns casos, deixando os membros inferiores inchados por semanas.
  10. Inchaço e aumento de peso: Aqui, a retenção de líquidos devido à insuficiência cardíaca também pode ser a vilã, fazendo com que a pessoa ganhe alguns quilos sem motivo aparente. Daí a importância de manter uma rotina de cuidados preventivos, verificando o porquê do aumento de peso.
  11. Pés e mãos sempre frios: Há quem vivencie essa condição a vida toda, contudo, vale observar a razão para a sensação de frio. Por vezes, o coração não está funcionando bem, prejudicando o envio de sangue aquecido para essas extremidades.
  12. Vontade de urinar à noite: Se você precisa ir várias vezes ao banheiro, pode ser um sintoma de problemas com a circulação. Nesse cenário, o corpo desperta para eliminar mais líquido pela urina.
  13. Tosse constante à noite: Insuficiência respiratória e cardíaca podem desencadear acessos de tosse noturna, que pioram ao deitar.

    Tem sintomas de problemas no coração? Procure um médico.

    Agora que já conhece muitos sintomas de problemas no coração, fique atento para sua manifestação e vá logo ao médico. Caso os sinais sejam inespecíficos e apareçam isolados, procure um clínico geral para ter mais informações sobre suas causas.

    Se eles aparecerem associados e caso sejam frequentes, marque uma consulta com o cardiologista. Ele é o especialista capacitado para avaliar sua condição clínica, pedir exames, confirmar o diagnóstico e receitar a terapia adequada. Quanto mais cedo você tiver suporte médico, maiores são as chances de sucesso do tratamento.

Compartilhe esta matéria

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on weixin

Comentários

LEIA TAMBÉM:

Duvidas?

Estamos prontos para atender você e sua familia!