A respiração bucal é uma queixa frequente nos ambulatórios de otorrinolaringologia.
Respirador Bucal é o indivíduo que substitui o padrão correto de respiração nasal por um padrão bucal ou misto (buconasal). A respiração bucal é inadequada e pode afetar progressivamente o desenvolvimento físico e psíquico do paciente, além de comprometer o desenvolvimento da face e das arcadas dentárias.
Crianças que tem essa síndrome costumam apresentar alguns sintomas. Eles são:
- Problemas respiratórios como rinite, bronquite, otite ou amigdalite
- Lábios entreabertos e ressecados e, algumas vezes, com gengivas inflamadas
- Ronco e o sono agitado com pesadelos
- Irritabilidade por noites mal dormidas, o que pode deixá-lo hiperativos ou sonolentos durante o dia
- Problemas no processo de mastigação e deglutição, por causa da flacidez na boca e na língua
- Assimetria de face
- E danos na fala
Isso não significa que seu filho irá apresentar todos os sintomas de uma vez. Por isso é importante estar atento: quanto mais cedo o diagnóstico, melhor a qualidade de vida para a criança.
Abaixo vejas algumas causas comuns que fazem com que alguém passe a respirar também pela boca:
-
Rinite Alérgica:
As condições da vida moderna (poeira doméstica, fungos, pelos de cães e gatos, poluentes do ar, cosméticos, produtos de limpeza) estão por trás dessa verdadeira epidemia. Estima-se hoje que 40% da população sofra de rinite alérgica, que além de poder trazer espirros repetidos, coriza e coceira no nariz, tem como um dos sintomas mais frequentes a obstrução nasal.
-
Aumento da Adenoide:
Comum nas crianças até os 5 ou 6 anos, o aumento da adenoide (e das amígdalas) pode levar a um quadro de respiração bucal, roncos à noite e mesmo à apneia do sono.
-
Desvio do Septo Nasal:
Um mal posicionamento da parede que separa internamente as duas cavidades nasais é comum em adultos e um pouco menos frequente em crianças.
-
Sinusites ou Pólipos Nasais:
Algumas pessoas têm uma tendência genética a sinusites ou a formação de pólipos dentro do nariz. Ambas situações provocam inchaço das paredes internas do nariz, levando à obstrução.
-
Mal Formações da Face:
Síndrome de Down, fendas palatina e outras síndromes podem levar à um padrão respiratório bucal.
Tratamento
O tratamento para a respiração bucal é ainda mais benéfico para as crianças se a condição for diagnosticada em seu início. O otorrinolaringologista pode verificar se há sinais de respiração oral e se as amígdalas estão inchadas. Ele atuará na reeducação respiratória.