A asma, também chamada de bronquite asmática, é uma doença crônica, inflamatória, que obstrui os brônquios, apresentando como sintomas a tosse falta de ar, aperto no peito e chiado, que melhoram com o uso de broncodilatadores (medicamentos que dilatam os brônquios). Você pode ter rinite caso acorde pela manhã espirrando várias vezes seguidas, coçando muito o nariz, escorrendo (coriza), ou ficando entupido.
Em muitos casos a rinite pode ser confundida com um resfriado que não melhora, atrapalhando muito o seu dia-a-dia. Os sintomas podem ser desencadeados por diferentes estímulos, como por exemplo, exposição aos ácaros, fungos, pêlos de animais, penas, infecções (gripes e resfriados), exercício físico, alguns alimentos, corantes, medicamentos (AAS), fatores emocionais, produtos de limpeza, tintas, perfumes, cigarro, e principalmente nesta época do ano em que estamos, a poluição e a mudança de temperatura.
Atualmente dispomos de exames laboratoriais específicos e testes alérgicos de alto padrão, que auxiliam o diagnóstico. O tratamento é específico para cada caso, e com o desenvolvimento de medicamentos e vacinas cada vez mais eficazes, conseguimos um bom resultado, melhorando muito a qualidade de vida do paciente.
O controle ambiental é fundamental para que haja sucesso no tratamento. Algumas medidas são necessárias:
- O ambiente deve ser bem arejado e ensolarado;
- Forrar colchões e travesseiros com capas antialérgicas;
- Evitar tapetes, carpetes, cortinas, móveis de tecido, livros, bichos de pelúcia;
- Não permitir fumantes dentro de casa;
- Evitar a presença de animais dentro de casa;
- Lavar as roupas guardadas por muito tempo, antes de usá-las;
- Evitar varrer o chão; limpar com pano úmido;
A asma é a doença crônica mais comum na infância e a rinite está presente em cerca de 30% da população. Caso você apresente alguns destes sintomas, procure o especialista e inicie seu tratamento.