fbpx

Quais vacinas os diabéticos devem tomar?

O tratamento da  diabetes é muito mais do que controlar as glicemias. Os pacientes diabéticos tem maior risco de adquirir gripes e pneumonia. O que a maioria não sabe é que gripes são porta de entrada para pneumonias e as pneumonias podem ser mortais para os diabéticos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), as principais vacinas indicadas para pacientes portadores de Diabetes são:

Influenza (GRIPE)

A vacina previne contra a infecção pelo vírus influenza que causa a gripe. A gripe ocorre todos os anos e está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo.

A prevenção evita que você adoeça e também que transmita o vírus influenza, e isso aumenta a proteção para todos. A complicação mais frequente e também a principal causa de morte em decorrência da gripe é a pneumonia.

 

Pneumocócica 13

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos.

A doença pneumocócica:

Responsável por infecções nos pulmões e ouvidos, por meningite e infecções do sangue (bacteremia e sepsis), a doença pneumocócica é prevenível por vacina. Ela é mais comum no inverno e, frequentemente, se associa à gripe, agravando o quadro. A DP é provocada pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), causa mais comum de doenças graves em crianças menores de 5 anos — posto que era ocupado por outra bactéria, a Haemophilus influenzae tipo b, fortemente combatida com a vacinação.

 

Pneumocócica 23

Doenças causadas por 23 tipos de pneumococos.

 

Haemophilus Influenza B

Doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, principalmente meningite.

 

Hepatite B

Previne a Infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da hepatite B.

Varicela

A vacina varicela protege contra catapora

Há quem diga que é melhor pegar catapora para “ficar livre da doença”. Grande engano! Em crianças, a catapora costuma ser benigna, mesmo assim causa bastante incômodo. Fazer os pequenos não coçarem as lesões é uma missão quase impossível, e a prática pode provocar feridas e desencadear infecção bacteriana. Pneumonia e o comprometimento do sistema nervoso são outras complicações — felizmente, raras — e podem levar à internação. Em adolescentes e adultos o quadro costuma ser mais crítico, sem falar na questão estética e nas oportunidades perdidas por conta da quarentena que deve ser imposta aos doentes pelo alto risco de transmissão.

 

Na Clínica Pró-Saúde trabalhamos com estas vacinas mas é recomendado que converse com seu médico para tirar duvidas sobre cada vacina.

 

Fontes:

SBIm

Sociedade Brasileira de Diabéticos

Compartilhe esta matéria

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on weixin

Comentários

LEIA TAMBÉM:

Duvidas?

Estamos prontos para atender você e sua familia!