Muitas pessoas não conhecem a puericultura e não sabem que é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança recém nascida.
O que é a Puericultura
A puericultura é a especialidade que se dedica a proteger e promover a saúde dos recém-nascidos, com resultado especificamente o desenvolvimento dos bebês.
Tendo como principal característica o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança.
Envolve também ações pré-natais, compreendendo a criança, sua família e o seu entorno.
Sendo uma subespacialidade da pediatria que é de fundamental importância, porque é por meio dela que o pediatra consegue detectar antecipadamente os mais diferentes distúrbios no crescimento, na nutrição e desenvolvimento do recém-nascido.
O profissional pediatra acompanha os primeiros meses do recém-nascido, no seu crescimento e desenvolvimento, orientando sobre vacinas, dicas para a prática do aleitamento materno, implantação da alimentação complementar e prevenir as desordens que mais afetam as crianças durante os primeiros dezoito meses de vida.
Quanto mais nova a criança, mais frágil e vulnerável ela é, tendo a necessidade de consultas mais frequentes ao pediatra.
Nas consultas o médico pede informações de como a criança se alimenta, sobre vacinas tomadas, como ela brinca e interage com seus familiares, higiene e seu dia-a-dia.
O acompanhamento do crescimento, através da verificação periódica de peso, altura, e do perímetro da cabeça, são indicadores das condições de saúde da criança.
O crescimento está relacionado ao ganho de peso e altura, um fenômeno natural que acaba ao final da adolescência.
Já desenvolvimento está relacionado ao aprender, fazer coisas, evoluir, tornar-se independe. Esse é um processo contínuo pela vida toda.
Consultas mínimas
O Ministério da Saúde sugere um calendário mínimo de consultas de puericultura.
1° consulta até os 15 dias de vida.
2° consulta com 1 mês.
3° consulta com 2 meses.
4° consulta com 4 meses.
5° consulta com 6° meses.
6° consulta com 12° meses.
7° consulta com 18 meses.
Totalizando 7 consultas com dentro do primeiro ano e meio de vida da criança.
Os pediatras indicam que o ideal, sejam consultas mensais no primeiro ano de vida.
É importante destacar relacionamento entre médico e paciente que se estabelece no decorrer das consultas, seja o melhor possível, pois os pais, principalmente os de primeira viagem, estão mutias vezes desorientados e ansiosos diante de tantas dúvidas e medos em relação ao que fazer com o bebê.
A fragilidade é intensa e a principal preocupação é saber se estão fazendo tudo corretamente ou não.
Portanto, a função do pediatra é tranquiliza os pais, deixando-os seguros para conseguir resolver todas as situações que apareçam pela frente.
Conclusão
A puericultura é de grande importância no desenvolvimento do seu filho, as consultas regulares podem identificar distúrbios na saúde da criança.
O pediatra é a pessoa mais indicada para orientar os pais em relação à saúde de seus filhos.
O relacionamento com o médico deve ser o melhor possível para que os pais não fiquem com dúvidas sobre a saúde do seu filho e ele possa crescer saudável.
Dica
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a puericultura, já pode entrar em contato para agendar uma consulta com os pediatras da Clínica Pró-Saúde.
Não se preocupe pois atendemos a diversos convênios e caso o seu plano não tenha cobertura em nossa clinica, atendemos todos os convênios por reembolso! Clique aqui para agendar uma consulta via telefone ou whatsapp.