puericultura

Puericultura: Como ela ajuda no desenvolvimento do recém nascido.

Muitas pessoas não conhecem a puericultura e não sabem que é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança recém nascida.

Mas o que é a Puericultura? 

A puericultura é a área da saúde que se dedica a proteger e promover a saúde das crianças em desenvolvimento, com resultado especificamente o desenvolvimento de recém-nascidos.

Tendo como principal característica o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança.

Envolve também ações pré-natais, compreendendo a criança, sua família e o seu entorno.

Sendo uma subespacialidade da pediatria que é de fundamental importância, por que é por meio dela que o pediatra consegue detectar antecipadamente os mais diferentes distúrbios no crescimento, na nutrição e desenvolvimento do recém-nascido.

O profissional pediatra acompanha os primeiros meses do recém-nascido, no seu crescimento e desenvolvimento, orientando sobre vacinas, pratica do aleitamento materno, implantação da alimentação complementar e prevenir as desordens que mais afetam as crianças durante os primeiros dezoito meses de vida.

Quanto mais nova a criança, mais frágil e vulnerável ela é, tendo a necessidade de consultas mais frequentes ao pediatra.

Nas consultas o profissional pede informações de como a criança se alimenta, sobre vacinas tomadas, como ela brinca e interage com seus familiares, higiene e seu dia-a-dia.

O acompanhamento do crescimento, através da verificação periódica de peso, altura, e do perímetro da cabeça, são indicadores das condições de saúde da criança.

O crescimento está relacionado ao ganho de peso e altura, um fenômeno natural que acaba ao final da adolescência.

Já desenvolvimento está relacionado ao aprender, fazer coisas, evoluir, tornar-se independe. Esse é um processo contínuo pela vida toda.

O Ministério da Saúde sugere um calendário mínimo de consultas de puericultura.

Veja abaixo:

  • 1° consulta até os 15 dias de vida.

  • 2° consulta com 1 mês.

  • 3° consulta com 2 meses.

  • 4° consulta com 4 meses.

  • 5° consulta com 6° meses.

  • 6° consulta com 12° meses.

  • 7° consulta com 18 meses.

Totalizando 7 consultas com dentro do primeiro ano e meio de vida da criança.

Os pediatras indicam que, o ideal, sejam consultas mensais no primeiro ano de vida.

É importante destacar relacionamento médico/paciente que se estabelece no decorrer das consultas, seja o melhor possível, pois os pais (principalmente os de primeira viagem), estão completamente despreparados e ansiosos diante de tantas dúvidas e medos em relação ao que fazer com o bebê.

A fragilidade é intensa e a principal preocupação é saber se estão fazendo tudo corretamente ou não.

Portanto, a função do pediatra é tranquiliza os pais, deixando-os seguros para conseguir resolver todas as situações que apareçam pela frente.

Conclusão

A puericultura é de grande importância no desenvolvimento do seu filho, as consultas regulares podem identificar distúrbios na saúde da criança.

O pediatra é a pessoa mais indicada para orientar os pais em relação à saúde de seus filhos.

O relacionamento com o médico deve ser o melhor possível para que os pais não fiquem com dúvidas sobre a saúde do seu filho e ele possa crescer saudável.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a puericultura, já pode entrar em contato para agendar uma consulta com os pediatras da Clínica Pró-Saúde.

Não se preocupe pois atendemos a diversos convênios e caso o seu não esteja em nossa lista de convênios atendidos, atendemos todos os convênios por reembolso! Clique aqui para agendar sua consulta via telefone ou whatsapp.

Comentários

Relacionados

Posted in Alergia and tagged , .