PERFIL COMPORTAMENTAL 1 720x380 - Perfil comportamental: Qual é o seu? [Infográfico]

Perfil comportamental: Qual é o seu? [Infográfico]

As vezes passamos por situações difíceis de compreender, e nessas horas é muito importante ter autoconhecimento para as inúmeras tomadas de decisões do dia-a-dia.

Conhecer nosso Perfil Comportamental permite saber habilidades e capacidades, bem como pontos fortes e as maneiras de potencializá-los em favor do sucesso profissional e pessoal.

A avaliação de perfil comportamental auxilia as pessoas a compreender melhor seu pontos fortes e habilidades, respeitar as diferenças e enaltecer as qualidades.

Isto porque cada pessoa é única, possui seu valor, suas qualidades e crenças. Entender o perfil comportamental é traçar um caminho de harmonia e adequando assim um Plano de Desenvolvimento na área que escolher.

No ambiente do trabalho, o perfil comportamental é muito importante para que os cargos e exigências sejam aplicados para as pessoas certas, aos perfis corretos, não desperdiçando tempo, talento e energia.

Assim, cada pessoa desenvolve seu melhor de acordo com o seu potencial, sem precisar focar naquilo onde não possui muita habilidade.

 

Infográfico Coaching - Perfil comportamental: Qual é o seu? [Infográfico]

 

Abaixo segue uma transcrição em formato de texto:

 

Existem quatro perfis que uma pessoa pode se encaixar: executor, planejador, analista e comunicador, mas também há combinações entre eles. Uma pessoa pode ser a combinação de dois ou mais perfis, por exemplo.

Conheça resumidamente os 4 perfis comportamentais:

Executores

Sabe aquela pessoa que pensa e logo entra em ação?  Esse é o executor. Uma pessoa que busca e executa, e mesmo com os desafios se mostra capaz de superá-los. Por ser autoconfiante, o executor pode um pouco autoritário, sempre acreditando nos seus ideais. Não tem preguiça do trabalho, é ótimo líder e muito otimista.

Planejador

Pensando em alguém flexível, disciplinada e prudente? Esse é o perfil comportamental do planejador. Uma pessoa com um perfil assim é mais observadora, costuma entender, pensar, e planejar muito antes de dar o primeiro passo. Mesmo assim, essa pessoa consegue realizar uma tarefa até o fim. Com paciência, criatividade e bom senso, o planejador não se desequilibra nos momentos tensos.

Analista

Discretos, os analistas passam por pessoas calmas e muitas vezes retraídas. Uma das vantagens desse perfil é a sua sensilibidade, a agilidade e a inteligência. Em contrapartida, são indivíduos mais pessimistas e se magoam com certa facilidade. Muito comprometido, o analista desenvolve tarefas minuciosas, geralmente com o estímulo de outras pessoas. Como são intuitivos e curiosos, quando que aparece um obstáculo, o analista apresenta uma solução.

Comunicador 

O comunicador adora uma boa conversa, por isso é ótimo no trabalho em equipe. Além disso, ao combinar com outro perfil comportamental, o comunicador consegue agregar e motivar mais ainda a todos. Esse tipo de perfil não gosta de ficar parado, possui carisma de sobra, e consegue resolver assuntos com agilidade.

Conclusão

Conhecer o Perfil Comportamental é muito importante, entretanto, é por meio de um teste mais específico aplicado por um Coach, que é possível conhecer mais a fundo as competências de cada pessoa. Dentro de cada Perfil temos pontos Positivos e Negativos e então cabe uma orientação adequada, de forma clara, dentro de cada contexto como utilizar o potencial de cada um a favor da vida pessoal e  profissional. Conhecer o próprio perfil comportamental é buscar autoconhecimento, imprescindível para uma boa qualidade de vida.


 

Comentários

Relacionados

Posted in Coaching and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.