O tempo e a qualidade de vida em família 1 626x380 - O tempo e a qualidade de vida em família

O tempo e a qualidade de vida em família

A família que permanece unida usufrui melhor o tempo

É comum escutarmos a expressão: “o tempo vale ouro”, ainda mais nesta era moderna. O tempo é algo que precisa ser apreciado de uma maneira perspicaz, pois cada segundo desperdiçado poderia ser investido em momentos com quem se ama, e fazer diferença lá na frente.

O termo “tempo de qualidade” se refere ao tempo gasto com uma pessoa. Este tempo deve ser planejado para ser usado para o que realmente importa. “Muitas vezes eu escuto alguém falando: ‘Nossa eu fiz tanta coisa hoje, mas fiz nada ao mesmo tempo’, ou seja, não houve planejamento”.

Muitas pessoas chegam em casa do trabalho e ainda não se desligam daquele ambiente. As pessoas estão conectadas o tempo todo, porém saber servir seu tempo para outras pessoas é um ato de amor, que hoje em dia é raro.

Um exemplo é de que as pessoas estão em casa, mas estão o tempo todo no celular, respondendo outras pessoas. Quando respondemos alguém no tempo em que a mensagem já chega, estamos vivendo a agenda da outra pessoa e não a nossa, então é preciso cuidado em relação a isso.

Cada vez menos, os pais têm tempo para os filhos. Mesmo que o tempo seja pouco, se o tempo que estamos com nossos filhos for atribuído somente a eles, irá valer a pena. Além do contato físico, como abraços e cafunés, os pais precisam prestar atenção no que os filhos têm a dizer, perguntar como foi o dia deles, inserir toda a família em uma conversa descontraída.

Outra sugestão são os passeios e atividades manuais. As crianças e os adultos estão vivendo nessa era tecnológica, então é agradável um passeio em família, nem que seja uma volta no bairro, para admirar o céu. Em relação aos trabalhos manuais, é legal a família toda se divertir junta, montar quebra-cabeças, desenhar, pintar um vaso. São coisas simples, mas que podem marcar de forma positiva tanto as crianças como os adultos.

Porém, o encontro familiar deve ser agradável e não uma cobrança. “Um ritual em família, por exemplo, como um “Dia da pizza” ou um “Dia de parque”, uma vez por semana, é outro tempo utilizado para a qualidade familiar.

Assim,  o tempo gasto desta forma é gasto com qualidade e a família toda verá que a união desperta o crescimento, não importando a idade.

 


Dra Luciane 150x150 - O tempo e a qualidade de vida em família

Luciane Cadan

Coach de Realização Pessoal e Profissional.

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, PR. Pós Graduada em Ergonomia pela UGF, SP. Certificada em Pilates pela Stott Pilates.

Comentários

Relacionados

Posted in Coaching and tagged .