No ambiente de trabalho há pessoas realizando as mais diversas funções, e também há pessoas com as mais variadas características e histórias. Com isso, lidar bem com cada um nesse ambiente é aceitar que todos tem suas diferenças, virtudes e que também são passíveis ao erro.
Ao longo da vida vamos conhecendo pessoas e nos relacionando na vizinhança, no salão de beleza, na escola dos filhos, na academia de ginástica, nos cursos de inglês, no jogo de futebol.
Porém, em todos esses lugares escolhemos com quem queremos nos relacionar. No ambiente de trabalho não temos essa autonomia.
Não há escolhas, seu chefe será seu chefe, seu colega de trabalho será seu colega de trabalho. Não mudamos isso, e cabe a cada um aceitar que vai lidar diariamente com pessoas diferentes.
O relacionamento interpessoal é importante na busca por um dia-a-dia mais saudável, também no ambiente de trabalho. Ele está ligado a uma relação entre duas ou mais pessoas.
O primeiro sentimento para adquirir é a empatia. Entender e se colocar na posição do outro é entender que a união faz força. Isto porque é necessário que a empresa tenha pessoas com diferentes perfis para desempenhar as diversas funções, para que a empresa funcione perfeitamente, todos devem exercer um papel. Se uma pessoa deixa de executar sua função, algo não sairá bem.
Saber exatamente o objetivo da empresa é focar as ações e pensamentos para fazer isso acontecer. Muitas vezes os funcionários deixam sobressair suas atitudes pessoais dentro da empresa e acabam prejudicando o andamento do “trabalho”. Trabalhar em equipe ou em um lugar é entender que os interesses próprios devem ser deixados de lado.
E, para lidar com as diferenças é necessário saber suas próprias diferenças. E isso só se adquire com o autoconhecimento. Se a pessoa se conhece e sabe lidar com ela mesma, ela saberá lidar melhor com o outro.
Conhecer a si mesmo e se espelhar também no comportamento alheio. Assim, o Rapport é uma maneira de conquistar a confiança da outra pessoa. Não é copiar, mas sim se adaptar a algumas atitudes e características com quem se está conversando.
Por fim, ouvir o outro, sem julgamento, sempre é a melhor maneira de evitar conflitos ou desfazer conflitos. Situações ruins irão acontecer, mas agir com profissionalismo e humildade faz com que tudo se encaixe melhor.
Luciane Cadan
Master Coach Especialista em Psicologia Positiva e Qualidade de Vida no Trabalho