1.Mito: A anafilaxia sempre mata.
Verdade: A maioria das reações anafiláticas pode ser revertida desde que sejarapidamente reconhecida e tratada com adrenalina intramuscular, no músculo lateral da coxa. Por isso, é muito importante conhecer a sua alergia.
2.Mito: A anafilaxia sempre tem sinais na pele.
Verdade: Essa afirmativa não é verdadeira: cerca de 10% das reações anafiláticas podem ocorrer sem nenhuma alteração na pele.
3.Mito: A aplicação de adrenalina é perigosa e causa dano ao coração.
Verdade :A adrenalina aplicada por injeção intramuscular, na parte lateral média da coxa, é muito segura e fundamental para o tratamento da anafilaxia.
4.Mito: Os anti-histamínicos (antialérgicos) são eficazes para tratar a anafilaxia, e o uso da adrenalina é apenas se os sintomas piorarem.
Verdade: A adrenalina é o primeiro tratamento que deve ser feito em qualquer tipo de anafilaxia, pois age rapidamente. Os anti-histamínicos também são eficazes, mas são tratamentos considerados de segunda linha.
5.Mito: Os corticoides são capazes de prevenir a “segunda onda” (reações bifásicas) da anafilaxia.
Verdade: Não existem evidências de que os corticoides sejam capazes de prevenir 100% as reações bifásicas, mas podem ser importantes para diminuir a gravidade dessa “segunda onda”.
6.Mito: Auto injetores de adrenalinas são prescritos em excesso.
Verdade: A adrenalina auto injetável deveria ser mais utilizada no Brasil. Entretanto em nosso país não está disponível para compra em farmácias comuns. Apenas algumas importadoras disponibilizam a adrenalina auto injetável com alto custo e somente com receita médica carimbada.
7.Mito: O uso da adrenalina auto injetável é suficiente para tratar anafilaxia.
Verdade: O tratamento ideal da anafilaxia não se limita apenas à aplicação da adrenalina, apesar de ser muito importante.