fbpx

MITOS E VERDADES SOBRE A ANAFILAXIA.

1.Mito: A anafilaxia sempre mata.

 

Verdade: A maioria das reações anafiláticas pode ser revertida desde que sejarapidamente reconhecida e tratada com adrenalina intramuscular, no músculo lateral da coxa. Por isso, é muito importante conhecer a sua alergia.

2.Mito: A anafilaxia sempre tem sinais na pele.

Verdade: Essa afirmativa não é verdadeira: cerca de 10% das reações anafiláticas podem ocorrer sem nenhuma alteração na pele.

3.Mito: A aplicação de adrenalina é perigosa e causa dano ao coração.

Verdade :A adrenalina aplicada por injeção intramuscular, na parte lateral média da coxa, é muito segura e fundamental para o tratamento da anafilaxia.

4.Mito: Os anti-histamínicos (antialérgicos) são eficazes para tratar a anafilaxia, e o uso da adrenalina é apenas se os sintomas piorarem.

Verdade: A adrenalina é o primeiro tratamento que deve ser feito em qualquer tipo de anafilaxia, pois age rapidamente. Os anti-histamínicos também são eficazes, mas são tratamentos considerados de segunda linha.

5.Mito: Os corticoides são capazes de prevenir a “segunda onda” (reações bifásicas) da anafilaxia.

Verdade: Não existem evidências de que os corticoides sejam capazes de prevenir 100% as reações bifásicas, mas podem ser importantes para diminuir a gravidade dessa “segunda onda”.

6.Mito: Auto injetores de adrenalinas são prescritos em excesso.

Verdade: A adrenalina auto injetável deveria ser mais utilizada no Brasil. Entretanto em nosso país não está disponível para compra em farmácias comuns. Apenas algumas importadoras disponibilizam a adrenalina auto injetável com alto custo e somente com receita médica carimbada.
7.Mito: O uso da adrenalina auto injetável é suficiente para tratar anafilaxia.
Verdade: O tratamento ideal da anafilaxia não se limita apenas à aplicação da adrenalina, apesar de ser muito importante.

Compartilhe esta matéria

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on weixin

Comentários

LEIA TAMBÉM:

Duvidas?

Estamos prontos para atender você e sua familia!