Fonoaudiologia

Fonoaudiologia é a especialidade clínica voltada para diagnóstico e acompanhamento terapêutico da linguagem oral e escrita, voz, audição e funções de mastigação, deglutição e respiração.

A atuação na área de linguagem abrange o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Para que a linguagem oral se desenvolva adequadamente, a criança precisa ter uma boa saúde, principalmente com relação à saúde auditiva, neurológica e emocional. Além disso, é necessário que as pessoas que convivem com a criança conversem e brinquem com ela, para que se sinta estimulada a falar. Nesta área, as queixas mais comuns são: retardo de linguagem, trocas de sons na fala, distúrbios de leitura e escrita e Distúrbio de Fluência.

 

A criança que apresenta atraso de linguagem fala pouco quando comparada com outras crianças da mesma idade, apresentando vocabulário reduzido, frases curtas e trocas de sons na fala.

 

As trocas de sons ocorrem quando a pessoa não consegue produzir um determinado som e troca por outro que ela conhece. Mas isto não quer dizer que seja normal trocar qualquer som em qualquer idade. Existem idades específicas para a criança superar as dificuldades com os sons.

 

Os distúrbios de leitura e escrita ocorrem tanto em adultos, quanto em crianças. Os achados mais comuns na leitura abrangem dificuldades para associar cada letra aos seus respectivos sons e compreensão e memorização de textos.

 

A atuação na área de voz engloba um trabalho de aperfeiçoamento e reabilitação de funções e estruturas relacionadas à produção da voz e da fala.

 

motricidade oral é a área da Fonoaudiologia em que se realiza a pesquisa, a prevenção, a avaliação, o diagnóstico, a habilitação e a reabilitação das estruturas orofaciais e cervicais e de suas funções, como a respiração, a fala, a mastigaçãoadeglutição e, no caso dos bebês, a sucção.

 

No tratamento fonoaudiólogo, as funções como respirar pelo nariz, mastigar e engolir os alimentos sem dificuldades, manter a postura de língua e lábios adequada e articular os sons da fala corretamente, são alguns dos aspectos conquistado.

Conheça nossa Fonoaudióloga

Dra Carolina 1 300x300 - Fonoaudiologia

Dra. Carolina Singer

CRF: 11105

Especialidade:

Fonoaudiologia

Dra. Eloisa Petrela 300x300 - Fonoaudiologia

Dra. Eloisa Petrela

CRF: 7003

Especialidade:

Fonoaudiologia