ESOFAGITE EOSINOFÍLICA - Você sabe o que é a Esofagite Eosinofílica?

Você sabe o que é a Esofagite Eosinofílica?

A esofagite eosinofílica é um distúrbio inflamatório onde a parede do esôfago se enche de grandes números de eosinófilos (um tipo de glóbulo branco).

A esofagite eosinofílica pode acometer qualquer idade, desde crianças até adultos.

Geralmente é causado por uma reação de hipersensibilidade a certos alimentos, em pessoas que apresentam fatores de risco genéticos. Leva a uma reação inflamatória que irrita o esôfago e pode acabar resultando em estreitamento crônico (estenose) do esôfago e por isso se assemelha a sintomas do refluxo gastro esofágico.

Sintomas

As pessoas podem apresentar sintomas semelhantes aos da doença de refluxo gastroesofágico (DRGE), em particular sensação de queimação ( pirose ). Bebês e crianças podem se negar a comer e apresentar vômito e dor abdominal ou torácica. As pessoas que apresentam estenose (normalmente adultos que apresentam esofagite há muito tempo) podem ter alimentos acumulados em seu esôfago. Os pacientes também podem apresentar outros distúrbios alérgicos, como asma.

Diagnóstico

A suspeita do diagnóstico se dá em pessoas com sintomas de DRGE que não desaparecem com tratamento típico. Para diagnosticar o distúrbio, é necessário a realização de Endoscopia Digestiva com pesquisa dos eosinófilos na parede do intestino.  Também são realizadas pesquisas de sensibilidade alimentar, com exames de sangue ou com testes alérgicos específicos

Tratamento

O tratamento da esofagite eosinofílica , na maioria das crianças, é baseado em dieta alimentar , ou seja, na restrição aos alimentos que o paciente se mostra sensível. Nas crianças mais velhas e nos adultos, o tratamento usualmente pode envolver corticoides tópicos, que devem ser usados de acordo com a prescrição médica. A monitorização do tratamento requer endoscopias seriadas, com biópsias esofágicas.


Dr Paulo 300x300 150x150 - Você sabe o que é a Esofagite Eosinofílica?Dr. Paulo Marcio Federio

CRM: 71239

Especialidade: Pediatria e Alergia

 

Comentários

Relacionados

Posted in Alergia, Pediatria.