fbpx

Entenda mais sobre Anafilaxia!

Choque anafilático é a mesma coisa que anafilaxia?

O choque anafilático ocorre quando a reação evolui de forma mais grave, afetando os vasos sanguíneos causando vasodilatação e consequentemente a queda rápida da pressão arterial (hipotensão). É a forma mais grave da anafilaxia e se não tratada a tempo pode levar à morte.

O que é edema da glote?

O edema da glote é um inchaço muito intenso da laringe (glote) que impe-de a pessoa de respirar, levando à asfixia. É uma manifestação grave que podeocorrer em alguns casos de anafilaxia, com potencial risco de morte.

O que é a “segunda onda” da anafilaxia?

A maioria das pessoas tem boa recuperação quando o tratamento da anafilaxia é instituído de maneira rápida e adequada. Porém, algumas têm aparente melhora, mas as manifestações ressurgem horas após. É a chamada “reação bifásica” ou “segunda onda” da anafilaxia. Por isso, é necessário manter o medicamento prescrito, mesmo após a melhora dos sintomas, no tempo indicado pelo médico. É importante ficar alerta ao surgimento de manifestações tardias, que podem ocorrer até 72 horas após a reação anafilática.

Quais são as manifestações da anafilaxia?

A anafilaxia pode se apresentar com diferentes formas, afetando vários sistemas ao mesmo tempo. O mais afetado é a pele, seguido do aparelho respiratório, digestório e cardiovascular. As crises podem se acompanhar de coceira no nariz e olhos, coriza, inchaço em lábios, língua e grande incômodo na garganta. Podem surgir placas vermelhas na pele (urticária), que também coçam muito. Algumas pessoas se queixam de sensação de dor na barriga, náuseas, vômitos e diarreia. Conforme a reação evolui, há maior dificuldade em respirar com falta de ar, tosse seca repetitiva, sensação de aperto e chiado no peito. A voz pode ficar rouca e a garganta se “fechar”, surgindo um barulho grosseiro na respiração. A pessoa torna-se pálida, sonolenta, com sudorese intensa, tontura, referindo sensação de ansiedade e de morte iminente, podendo ir a óbito. Em crianças pequenas é frequente o choro rouco, a “tosse de cachorro”, podendo ficar agitada ou apática.
Nos bebês, a anafilaxia se caracteriza por pa-lidez, lábios arroxeados, apatia sem muita reação, podendo perder os sentidos.

O quadro a seguir resume os sintomas principais de uma anafilaxia.

Compartilhe esta matéria

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on weixin

Comentários

LEIA TAMBÉM:

Duvidas?

Estamos prontos para atender você e sua familia!