meningite e1551479084817 720x380 - Dúvidas sobre vacinas contra meningites

Dúvidas sobre vacinas contra meningites

As meningites mais frequentes são caudadas por vírus ou bactérias.

Para meningites virais não existem vacinas disponíveis….

Nenhuma vacina tem proteção de 100%, devido a uma série de fatores, mas são consideradas eficazes e seguras.

As vacinas contra meningite podem ser feitas ao mesmo tempo, porém em locais separados, caso haja a necessidade. Os efeitos colaterais e contraindicações são os semelhantes aos de outras vacinas.
Em relação às meningites bacterianas existem 4 vacinas disponíveis:

Haemophilus influenza

aplicada na rede publica e privada, aos 2,4 e 6 meses e reforço com 1ano e 3 meses.

Pneumocócica

na rede pública existe a pneumo 10, que protege contra 10 bactérias causadoras de pneumonias e meningites, aplicada aos 2 e 4 meses e reforço entre 12 e 15 meses. Na rede privada, existe a pneumo 13 ( com as mesmas 10 e mais 3 bactérias, sendo que essas 3 correspondem a mais de 40% dos casos mais graves) aplicada aos 2,4 e 6 meses, com reforço entre 12 e 15 meses. A criança que tomou a pneumo 10 pode fazer um reforço com a pneumo 13 após 2 meses da pneumo 10. Crianças maiores de 1 ano, adolescentes, adultos e idosos devem tomar 1 dose.

Meningocócica ACWY

cada letra corresponde ao nome de uma bactéria. Na rede pública existe a vacina contra meningococo C, aplicada aos 3 e 5 meses e reforço entre 12 e 15 meses. Na rede privada existem 3 tipos de vacinas ACWY:

  • ACWY-CRM – três doses (3 – 5 – 7 meses) e reforço entre 12 e 15 meses
  • ACWY-TT – duas doses (3 – 5 meses) e reforço entre 12 e 15 meses
  • ACWY-D a partir dos 9 meses de idade, sendo duas doses, com intervalo mínimo de 3 para crianças de 9 a 23 meses de idade.

Para todas as vacinas meningocócicas conjugadas estão recomendados dois reforços: entre 5 e 6 e aos 11 anos de idade (ou cinco anos após a última dose) tendo em vista a perda rápida de proteção.
Pode ser feita em adultos e idosos de acordo com a situação epidemiológica do momento.

Meningocócica B

Disponível apenas na rede privada, sendo aplicada em três doses aos 3, 5 e 7 meses de idade e reforço entre 12-15 meses. Crianças que iniciam a vacinação mais tarde: a) entre 6 e 11 meses: duas doses com intervalo de dois meses e uma dose de reforço no segundo ano de vida respeitando-se um intervalo mínimo de dois meses da última dose; b) entre 12 meses e 10 anos: duas doses com intervalo de dois meses.
Adolescentes e adultos até os 50 anos podem fazer a aplicação, sendo 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas.

Os calendários vacinais de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, estão neste link: https://clinprosaude.com.br/calendario-de-vacinacao/

Procure seu pediatra ou clínica de vacinação para mais informações.


A vacina contra meningite acabou na Clínica Pró-Saúde. Estaremos avisando nossos pacientes quando a vacina estiver disponível. Preencha o formulário para ser avisado:

Comentários
Posted in Vacinação.