fbpx

Dúvidas sobre vacinas contra meningites

As meningites mais frequentes são caudadas por vírus ou bactérias.

Para meningites virais não existem vacinas disponíveis….

Nenhuma vacina tem proteção de 100%, devido a uma série de fatores, mas são consideradas eficazes e seguras.

As vacinas contra meningite podem ser feitas ao mesmo tempo, porém em locais separados, caso haja a necessidade. Os efeitos colaterais e contraindicações são os semelhantes aos de outras vacinas.
Em relação às meningites bacterianas existem 4 vacinas disponíveis:

Haemophilus influenza

aplicada na rede publica e privada, aos 2,4 e 6 meses e reforço com 1ano e 3 meses.

Pneumocócica

na rede pública existe a pneumo 10, que protege contra 10 bactérias causadoras de pneumonias e meningites, aplicada aos 2 e 4 meses e reforço entre 12 e 15 meses. Na rede privada, existe a pneumo 13 ( com as mesmas 10 e mais 3 bactérias, sendo que essas 3 correspondem a mais de 40% dos casos mais graves) aplicada aos 2,4 e 6 meses, com reforço entre 12 e 15 meses. A criança que tomou a pneumo 10 pode fazer um reforço com a pneumo 13 após 2 meses da pneumo 10. Crianças maiores de 1 ano, adolescentes, adultos e idosos devem tomar 1 dose.

Meningocócica ACWY

cada letra corresponde ao nome de uma bactéria. Na rede pública existe a vacina contra meningococo C, aplicada aos 3 e 5 meses e reforço entre 12 e 15 meses. Na rede privada existem 3 tipos de vacinas ACWY:

  • ACWY-CRM – três doses (3 – 5 – 7 meses) e reforço entre 12 e 15 meses
  • ACWY-TT – duas doses (3 – 5 meses) e reforço entre 12 e 15 meses
  • ACWY-D a partir dos 9 meses de idade, sendo duas doses, com intervalo mínimo de 3 para crianças de 9 a 23 meses de idade.

Para todas as vacinas meningocócicas conjugadas estão recomendados dois reforços: entre 5 e 6 e aos 11 anos de idade (ou cinco anos após a última dose) tendo em vista a perda rápida de proteção.
Pode ser feita em adultos e idosos de acordo com a situação epidemiológica do momento.

Meningocócica B

Disponível apenas na rede privada, sendo aplicada em três doses aos 3, 5 e 7 meses de idade e reforço entre 12-15 meses. Crianças que iniciam a vacinação mais tarde: a) entre 6 e 11 meses: duas doses com intervalo de dois meses e uma dose de reforço no segundo ano de vida respeitando-se um intervalo mínimo de dois meses da última dose; b) entre 12 meses e 10 anos: duas doses com intervalo de dois meses.
Adolescentes e adultos até os 50 anos podem fazer a aplicação, sendo 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas.

Os calendários vacinais de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, estão neste link: https://clinprosaude.com.br/calendario-de-vacinacao/

Procure seu pediatra ou clínica de vacinação para mais informações.


A vacina contra meningite acabou na Clínica Pró-Saúde. Estaremos avisando nossos pacientes quando a vacina estiver disponível. Preencha o formulário para ser avisado:

Compartilhe esta matéria

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on weixin

Comentários

LEIA TAMBÉM:

Duvidas?

Estamos prontos para atender você e sua familia!