disturbios do sono 720x380 - Distúrbios do Sono: seu filho não quer dormir?

Distúrbios do Sono: seu filho não quer dormir?

tESTE DO OLHINHO@72x - Teste do olhinho

Sem textão ou repreensão, pois o recado é curto e direto sobre seu filho que não quer dormir: repensemos o sono das crianças.

Alguém dirá certamente: mas meu filho não quer dormir.

Oras, também não quereríamos. Hoje, é possível assistir desenhos a qualquer hora, os brinquedos são tão mais legais – piscam, acendem e falam – e existe o tablet, ah, o tablet… Os pais trabalham, e muitas vezes, a noite é a melhor hora de conviver com os pequenos.

Se toda noite nos parecesse a véspera do Natal, eu também não gostaria de parar tudo e ir dormir.

Mas privação de sono é um problema sério. Noites curtas ou mal-dormidas terão certamente um impacto no desempenho e no desenvolvimento deles. Em um grande estudo australiano (http://www.growingupinaustralia.gov.au), observou-se que cerca de 90% daqueles entre 11 e 14 anos dormem menos do que deveriam. Este mesmo estudo gerou um alerta em 2013, avisando que até os gastos com saúde da criança aumentam nesta condição.

Existem, lógico, diversos distúrbios de sono que podem precisar de acompanhamento especializado.

Mas a questão é tão séria que foi necessária a criação de um nome para a condição:

“Insônia Comportamental da Infância” – atinge até 30% das crianças entre 6 meses e 7 anos de idade.”

A Academia Brasileira de Neurologia recomenda que não tenhamos televisão do quarto, e que inclusive adultos deverão poupar-se dos eletrônicos e da telinha por no mínimo três horas antes de dormir.

Faz-me rir a fragilidade deste comentário, pois atire a primeira pedra o pediatra que conseguir convencer, sem esforços, a família toda a respeitar essa regrinha simples.

Em uma excelente aula há algum tempo atrás, o Professor Rubens Requião nos avisou: a internet é ainda pior que a televisão neste sentido. A rede exige resposta: cliques em links e likes. O cérebro adora, e fica chateado em ter que dormir e então trabalhar para consolidar memórias.

E como proceder? O que fazer?

Converse sobre o assunto com o seu pediatra. Tire suas dúvidas a respeito de higiene do sono. Desligue a televisão e o tablet, priorize outras atividades, leia uma história…

Um bom sono a todos vocês!

Comentários

Relacionados

Posted in Pediatria and tagged , .