Dicas para idosos em tempos de isolamento social

velho triste idoso triste 1584812874214 v2 1254x836 - Dicas para idosos em tempos de isolamento social

Nesta fase de isolamento social determinado pelas autoridades por conta da covid 19, sabemos os impactos psicológicos que podem causar às pessoas acima de 60 anos.  Além dos cuidados com a prevenção da doença é preciso atenção especial à saúde mental deste grupo. A dificuldade em se adaptar ao processo de mudança de rotina pode gerar ansiedade e até mesmo depressão. Estresse e sentimento de solidão pelo fato do distanciamento de seus familiares e amigos também podem ocorrer.  Por isso a importância de hábitos saudáveis neste momento de confinamento para cuidar da saúde mental dos idosos. Preocupados com isso, elencamos algumas dicas para contribuir com o bem estar e amenizar os efeitos prejudiciais do isolamento social.

  1. É importante manter uma rotina saudável, procurar dormir e acordar sempre no mesmo horário, ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos mesmo dentro de casa, para melhoria do bem estar psicológico em geral.
  2. Os afazeres domésticos podem entrar no planejamento da rotina tais como organizar armários e gavetas.
  3. Para os idosos mais antenados com a tecnologia, a internet oferece uma enorme gama de opções. É possível fazer visitas virtuais a museus, óperas e realizar cursos.
  4. Manter contato com familiares e amigos por vídeo chamada, Skype, dentre outros, serve como um momento de proximidade e descontração, promovendo boa saúde mental e estreitamento de laços afetivos.
  5. Utilizar jogos de tabuleiros, baralho, dama, ludo, palavras cruzadas, charadas, caça palavras, entre outros, além de entreter são excelentes para estimular o cérebro.
  6. Ler, escrever, desenhar, pintar e aprender novas coisas estimula a criatividade e ajudam a ocupar o tempo.
  7. Fazer coisas prazerosas como assistir bons filmes, cantar, ouvir música e dançar, além de espairecer, promovem um ambiente alegre e descontraído.
  8. Cuidar das plantas do jardim e criar uma horta também é atividades que, além de distrair, ajudam a fazer exercícios físicos.
  9. Evitar o excesso de notícias das redes sociais e telejornais que possa gerar sentimento de tristeza e angustia.

Fique em casa, aproveite nossas dicas para que o isolamento social se torne um período agradável.

Comentários
Posted in Psicologia.