fbpx

Criança alérgica x Primavera: que cuidado os pais devem tomar!

O inverno passou! Os dias já começam a ficar mais longos e quentes. As folhas e as flores voltam a crescer nas árvores, e os animais saem das suas tocas e se acasalam, constroem ninhos e têm filhotes. A Primavera é uma das estações do ano que mais convida às crianças a brincar ao ar livre. É uma época muito agradável para passear no campo e fazer um delicioso pic-nic com elas.

Esta estação, que começa, no Hemisfério Sul, no dia 23 de setembro, se termina no dia 21 de Dezembro, nos traz uma paisagem mais colorida e festiva. Estamos em Primavera! a época da germinação, renovação e regeneração das plantas.

Quando chega a Primavera, chegam as cores, as flores, mas também algumas preocupações. A rinite alérgica é uma delas. É muito normal que as crianças que têm mais propensão de padecê-la, se vejam afetadas nesta época do ano. O pólen propagado nessa estação causa coriza, obstrução nasal, espirros e coceira no nariz, garganta e olhos, principalmente nos alérgicos.

Nessa estação, além do pólen, poeira, cheiros de perfumes, fumaça de cigarros, inseticidas, tinta e a poluição podem provocar alergias.

É principalmente na primavera que a higiene da casa deve ser mais cuidada. Opte pelo pano úmido na limpeza, ao invés de vassoura ou espanador. Não é demais dizer que tapetes, carpetes, cortinas e os bichinhos de pelúcia devem ser abolidos da casa onde vive um alérgico. Para aproveitar melhor essa estação, o ambiente deve ser bem ventilado e aproveitar o sol para evitar os fungos.

Na transição do inverno e a primavera, a caxumba, catapora e conjuntivite são mais comuns em crianças. A incidência é maior na faixa etária entre crianças de três a sete anos, uma vez que o contágio acontece na escola. Quando for possível, deve-se evitar ambientes fechados e com muitas pessoas.

Na época da Primavera é comum o surgimento de lesões na pele, tais como ressecamento e rachaduras devido aos ventos. Para evitar esses problemas é essencial uma boa hidratação, além do consumo diário de pelo menos 2 litros de líquidos e da utilização do filtro solar. Isso aliado a uma alimentação balanceada com fibras, frutas, leguminosas, e continuar evitando gorduras, frituras e refrigerantes.

Compartilhe esta matéria

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on weixin

Comentários

LEIA TAMBÉM:

Duvidas?

Estamos prontos para atender você e sua familia!