ALERGIA À PICADA DE INSETOS OU PRURIGO ESTRÓFULO
- Geralmente aparece após o sexto mês de vida e, em geral melhora após os sete anos de idade, mas há exceções que persistem até a idade adulta. Podem pertencem a 2 tipos de grupos:
- INSETOS SUGADORES – mosquitos, pulgas, carrapatos e percevejos.
- INSETOS PICADORES – formigas abelhas e vespas.
- para alguns insetos PICADORES, como formigas, abelhas e vespas, considerar o risco de ANAFILAXIA que é uma reação alérgica grave, que pode ser fatal
- presença de asma determina uma maior gravidade dos episódios.
INSETOS SUGADORES
- Os mosquitos fêmeas adultas requerem alimentação de sangue para produzir ovos.
- Pulgas e mosquitos são agentes causais mais comuns
- As espécies Aedes, Culex e Anopheles são as principais responsáveis por picadas em humanos.
- O Aedes aegypti pode transmitir chikungunya, zika e dengue.
- O Anopheles pode transmitir malária
- Pulga de importância medica: Pulex irritans ( conhecido como pulga humana) a pulga do gato (Ctenocephalides felis) e a pulga de cachorro ( Ctenocephalides canis).
- As pulgas são mais comuns em países com climas temperados e mosquitos nos países tropicais
- O percevejo é um inseto bem pequeno, do tamanho de uma semente de maçã. Se alimenta de sangue de seres humanos ou animais domésticos. Por serem muito pequenos, terem hábitos noturnos e se esconderem nos colchões das camas, eles podem passar desperdícios por muito tempo, já que sua picada pode ser facilmente confundida com as de mosquitos ou pulgas.
- Mosquitos produzem lesões em áreas expostas, como face, braços e pernas e as pulgas produzem lesões em áreas cobertas (tronco) e de pressão como a cintura, em baixo das roupas, sob as meias e nas extremidades.
- SINTOMAS: Intenso prurido ( coceira).
- SINAIS: pápulas (inchaço), seropápulas, urticas, mas também vesículas bolhas. Podem ter vários tipos de lesões.
- A pápula pode persistir por semanas ou meses, se não tratada.
- Quando a resposta cutânea é muito intensa, a lesão inicial pode ser uma vesícula ou bolha e chamamos de PRURIGO BOLHOSO.
- As lesões resolvem deixando manchas claras ou escuras residuais que podem
CASOS ESPECIAIS
- Os pacientes com imunodeficiências primárias ou adquiridas são especialmente propensos a desenvolver reações exageradas a picaduras de insetos.
- No caso de pacientes com HIV/SIDA reações são comuns (até 46% dos infectados) e se domina erupção papular pruriginosa.
DIAGNOSTICO
O diagnostico é basicamente clinico, de acordo com a história e o exame físico. Testes alérgicos na pele e sangue também podem ser realizados, porém com baixa positividade
TRATAMENTO
- Orientação sobre o fato de que o surgimento de lesões a distância podem ser produzidas pela própria reação alérgica. Uma única picada pode gerar múltiplas lesões e que o processo pode durar várias semanas.
- EVITAR A PICADA É O TRATAMENTO MAIS EFICAZ PARA ALERGIA À PICADA DE INSETOS
- Medidas preventivas para evitar novas picadas: repelentes, mosquiteiros, telas nas janelas e roupas de manga e calças compridas.
- Ambientes climatizados, dedetização por empresa especializada
- Moradores de casas devem limpar o terreno, evitar água parada e tratar cães e gatos com antipulgas.
- Tratamento do prurido ( coceira) pode ser feito com antialérgicos e antiinflamatórios tópicos ou via oral. Alguns pacientes necessitam de antialérgicos durante todo o verão.
- As substancias mais eficazes, como repelentes são à base de icaridina, onde a apresentação em gel pode ser usada em crianças acima de 6 meses, com 10 hs de proteção.
- Usar repelentes nas roupas e na telas > permetrina 0,5% ou icaridina 25%
- O tratamento com vacinas de alergia pode ser indicado em alguns casos.