fbpx

Alergia ao látex: Um guia de prevenção

As luvas de látex provaram ser eficazes na prevenção da transmissão de muitas doenças infecciosas aos profissionais de saúde. Mas para alguns trabalhadores, a exposição ao látex pode resultar em reações alérgicas. Relatos de tais reações aumentaram nos últimos anos, especialmente entre os profissionais de saúde.

O que é látex?

Neste panfleto, o termo “látex” refere-se ao látex de borracha natural, produto fabricado a partir de um fluido leitoso derivado da seringueira, Hevea brasiliensis . Vários tipos de borracha sintética também são chamados de “látex”, mas não liberam as proteínas que causam reações alérgicas.

O que é alergia ao látex?

A alergia ao látex é uma reação a certas proteínas da borracha de látex. A quantidade de exposição ao látex necessária para produzir sensibilização ou reação alérgica é desconhecida. Aumentar a exposição às proteínas do látex aumenta o risco de desenvolver sintomas alérgicos. Em pessoas sensibilizadas, os sintomas geralmente começam minutos após a exposição; mas podem ocorrer horas depois e podem ser bastante variados. Reações leves ao látex envolvem vermelhidão da pele, erupção cutânea, urticária ou coceira. Reações mais graves podem envolver sintomas respiratórios, como coriza, espirros, coceira nos olhos, coceira na garganta e asma (dificuldade para respirar, acessos de tosse e respiração ofegante). Raramente pode ocorrer choque; no entanto, uma reação com risco de vida raramente é o primeiro sinal de alergia ao látex.

Quem corre o risco de desenvolver alergia ao látex?

Os profissionais de saúde correm o risco de desenvolver alergia ao látex porque usam luvas de látex com frequência. Trabalhadores que usam menos luvas (como empregadas domésticas, cabeleireiras e trabalhadores de indústrias que fabricam produtos de látex) também correm risco.

O contato com a pele é o único tipo de exposição ao látex?

Não . As proteínas do látex ficam presas ao pó lubrificante usado em algumas luvas. Quando os trabalhadores trocam de luvas, as partículas de proteína/pó ficam no ar e podem ser inaladas.

Como é tratada a alergia ao látex?

A detecção precoce dos sintomas, a redução da exposição ao látex e a obtenção de orientação médica são importantes para evitar efeitos de longo prazo na saúde. Quando um trabalhador se torna alérgico ao látex, são necessárias precauções especiais para evitar exposições. Certos medicamentos podem reduzir os sintomas de alergia; mas evitar completamente o látex, embora bastante difícil, é a abordagem mais eficaz.

Existem outros tipos de reações ao látex além da alergia ao látex?

Sim . A reação mais comum aos produtos de látex é a dermatite de contato irritante – o desenvolvimento de áreas secas, com coceira e irritadas na pele, geralmente nas mãos. Essa reação é causada pela irritação causada pelo uso de luvas e pela exposição aos pós adicionados a elas. A dermatite de contato irritante não é uma alergia verdadeira. A dermatite de contato alérgica (às vezes chamada de dermatite de sensibilidade química) resulta dos produtos químicos adicionados ao látex durante a colheita, processamento ou fabricação. Esses produtos químicos podem causar uma erupção cutânea semelhante à da hera venenosa.

Como posso me proteger da alergia ao látex?

Siga os seguintes passos para se proteger da exposição ao látex e alergia no local de trabalho:

  1. Use luvas sem látex para atividades que provavelmente não envolvam contato com materiais infecciosos (preparação de alimentos, limpeza de rotina, manutenção geral, etc.).
  2. Proteção de barreira apropriada é necessária ao manusear materiais infecciosos. Se você escolher luvas de látex, use luvas sem pó com teor de proteína reduzido.
    • Essas luvas reduzem a exposição à proteína do látex e, portanto, reduzem o risco de alergia ao látex.
    • As chamadas luvas de látex hipoalergênicas não reduzem o risco de alergia ao látex. No entanto, podem reduzir as reações aos aditivos químicos do látex (dermatite alérgica de contato).
  3. Use práticas de trabalho apropriadas para reduzir a chance de reações ao látex.
    • Ao usar luvas de látex, não use cremes ou loções para as mãos à base de óleo (que podem causar a deterioração das luvas).
    • Depois de remover as luvas de látex, lave as mãos com sabão neutro e seque bem.
    • Pratique uma boa limpeza: limpe frequentemente as áreas e equipamentos contaminados com poeira contendo látex.
  4. Aproveite toda a educação e treinamento sobre alergia ao látex fornecido pelo seu empregador e familiarize-se com os procedimentos para prevenir a alergia ao látex.
  5. Aprenda a reconhecer os sintomas da alergia ao látex: erupção cutânea; urticária; rubor; coceira; sintomas nasais, oculares ou sinusais; asma; e (raramente) choque.

E se eu achar que tenho alergia ao látex?

Se você desenvolver sintomas de alergia ao látex, evite o contato direto com luvas de látex e outros produtos que contenham látex até consultar um médico com experiência no tratamento de alergia ao látex.

Se você tem alergia ao látex, consulte seu médico sobre as seguintes precauções:

  • Evite o contato com luvas e produtos de látex.
  • Evite áreas onde você possa inalar o pó das luvas de látex usadas por outros trabalhadores.
  • Informe o seu empregador e os prestadores de cuidados de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, etc.) que tem alergia ao látex.
  • Use uma pulseira de alerta médico.

 

Fonte : Centers for Disease Control and Prevention

https://www.cdc.gov/niosh/docs/98-113/default.html

Compartilhe esta matéria

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on weixin

Comentários

LEIA TAMBÉM:

Duvidas?

Estamos prontos para atender você e sua familia!