fbpx

Paracetamol logo após vacina pode atrapalhar resposta imunológica

Seja sincera: quantas vezes você levou seu filho para tomar vacina e ficou tentada a dar algumas gotinhas de antitérmico para que ele nem tivesse febre? Cuidado. Essa atitude pode atrapalhar a resposta imunológica do organismo à vacina. É isso que afirma um estudo publicado na revista científica The Lancet e financiado pela GlaxoSmithKline Biologicals (Bélgica).

Os cientistas analisaram justamente a ação do princípio ativo acetaminofeno/paracetamol no organismo quando ministrado a uma criança logo após a vacinação. Dos 459 bebês saudáveis analisados, 226 receberam três doses profiláticas (ou seja, antes da febre aparecer) de paracetamol a cada 6 ou 8 horas durante as primeiras 24 horas após a vacinação. Neles, a concentração de anticorpos ficou mais baixa do que naqueles que não tomaram o antitérmico.

Segundo o pediatra e infectologista Marco Aurélio Sáfadi, presidente do departamento científico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP),esse pode ser um indicativo de que a proteção da vacina é menor quando a criança toma o remédio antes de apresentar a febre. “A indicação do medicamento quando a criança apresenta o sintoma é segura porque a resposta imune da vacina já começou e não haverá interferência”, diz. Ele alerta os pais para que a prática de dar esse tipo de antitérmico preventivamente seja abolida e que o medicamento só seja ministrado (como qualquer outro) de acordo com a indicação do pediatra.

Compartilhe esta matéria

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on weixin

Comentários

LEIA TAMBÉM:

Duvidas?

Estamos prontos para atender você e sua familia!