O tratamento da diabetes é muito mais do que controlar as glicemias. Os pacientes diabéticos tem maior risco de adquirir gripes e pneumonia. O que a maioria não sabe é que gripes são porta de entrada para pneumonias e as pneumonias podem ser mortais para os diabéticos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), as principais vacinas indicadas para pacientes portadores de Diabetes são:
Influenza (GRIPE)
A vacina previne contra a infecção pelo vírus influenza que causa a gripe. A gripe ocorre todos os anos e está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo.
A prevenção evita que você adoeça e também que transmita o vírus influenza, e isso aumenta a proteção para todos. A complicação mais frequente e também a principal causa de morte em decorrência da gripe é a pneumonia.
Pneumocócica 13
A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos.
A doença pneumocócica:
Responsável por infecções nos pulmões e ouvidos, por meningite e infecções do sangue (bacteremia e sepsis), a doença pneumocócica é prevenível por vacina. Ela é mais comum no inverno e, frequentemente, se associa à gripe, agravando o quadro. A DP é provocada pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), causa mais comum de doenças graves em crianças menores de 5 anos — posto que era ocupado por outra bactéria, a Haemophilus influenzae tipo b, fortemente combatida com a vacinação.
Pneumocócica 23
Doenças causadas por 23 tipos de pneumococos.
Haemophilus Influenza B
Doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, principalmente meningite.
Hepatite B
Previne a Infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da hepatite B.
Varicela
A vacina varicela protege contra catapora
Há quem diga que é melhor pegar catapora para “ficar livre da doença”. Grande engano! Em crianças, a catapora costuma ser benigna, mesmo assim causa bastante incômodo. Fazer os pequenos não coçarem as lesões é uma missão quase impossível, e a prática pode provocar feridas e desencadear infecção bacteriana. Pneumonia e o comprometimento do sistema nervoso são outras complicações — felizmente, raras — e podem levar à internação. Em adolescentes e adultos o quadro costuma ser mais crítico, sem falar na questão estética e nas oportunidades perdidas por conta da quarentena que deve ser imposta aos doentes pelo alto risco de transmissão.
Na Clínica Pró-Saúde trabalhamos com estas vacinas mas é recomendado que converse com seu médico para tirar duvidas sobre cada vacina.
Fontes: