Os sintomas da Rinite ou Sinusite são bem desconfortáveis para praticamente todas as pessoas que são portadoras dessas irritações. Saiba como prevenir e tratar a Rinite e Sinusite com Fisioterapia Respiratória em bebês, crianças e adultos na Pró-Saúde
Rinite
Consiste em uma irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal.
Pode ser causada por vírus ou por bactérias, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de alergia, por reações ao pó, fumaça e outros agentes ambientais.
A inflamação resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da rinite, podendo ser alérgica ou não-alérgica.
Sinusite
É uma doença com base inflamatória e/ou infecciosa que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz e os seios paranasais.
Após infecção a mucosa da região nasal aumenta de volume e obstrui a comunicação destas cavidades com os seios paranasais, acarretando o início da colonização por germes e fungos que estão presentes na região.
A doença pode gerar sensação de “peso na face”, corrimento nasal, dores de cabeça, febre, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.
Como a Fisioterapia Respiratória pode ajudar no tratamento dessas patologias?
A Fisioterapia Respiratória no tratamento de rinites e sinusites realiza técnicas que auxiliam na melhora das funções das Vias Aéreas Superiores (VAS), como seios paranasais e as cavidades existentes ao redor do nariz, de forma preventiva e curativa.
A técnica baseia-se na drenagem manipulativa associada ao uso de aparelho terapêutico em regiões dos seios paranasais.Tendo como objetivos:
-
Diminuir o inchaço interno das narinas (edema formado pela inflamação) devido ao aumento da circulação sanguínea local associada à drenagem postural (posição do paciente durante a terapia)
-
Aumentar o batimento ciliar das VAS, cuja função é carregar o muco, facilitando e permitindo que a secreção acumulada desça pela garganta e seja deglutida ou expectorada.
-
Aliviar a congestão nasal permitindo que o paciente volte a respirar pelo nariz, diminuindo também o risco das infecções de garganta (glosso-faríngeas)
-
Prevenir o acúmulo de secreção, e crises de repetição, quando realizada por período prolongado, determinado pelo médico ou fisioterapeuta.
Essa técnica associada à DRR (Desobstrução Rinofaringe Retrógrada), torna-se muito eficaz proporcionando ao paciente uma rápida melhora do quadro congestivo, que na maioria das vezes deixa principalmente as crianças com falta de apetite e períodos de sono interrompido deixando-as inquietas e irritadas, devido à dificuldade respiratória.