A boa alimentação das crianças é de fundamental importância pois é nessa fase da vida em que a criança está em crescimento e desenvolvimento. Mas fazer a seu filho comer determinados alimentos pode ser uma tarefa difícil. Veja aqui 7 dicas para seu filho comer melhor.
1° Elabore cardápios com alimentos variados e de cores diferentes.
Explique para a criança a importância dos alimentos que ela está comendo; como ela vai ficar forte e feliz para correr e brincar.
2° Alimentos que não gostam.
Sempre que possível, coloque nas refeições um alimento de maior preferência da criança, mas não deixe que sua refeição se limite a esse alimento;
3° Sem punições ou recompensas.
Não forçar, ameaçar, punir ou obrigar a criança comer, assim como não oferecer recompensas e agrados, atitudes que reforçam a recusa alimentar e desgastam pais e filhos;
4° Salada no prato.
Ensine a criança a gostar de vegetais folhosos. Evitar condimentos fortes (Muito sal, pimenta, mostarda, azeite, vinagre…etc.)
5° Sem apetite no almoço ou jantar.
Se a criança não come muito, mas tem uma alimentação variada, peso e altura dentro dos limites normais e exames bioquímicos normais, não há com o que se preocupar.
Caso ela sempre coma muito pouco ou até mesmo não come, é aconselhável consultar o pediatra para uma avaliação profissional.
6° Come de vez em quando.
Respeitar as oscilações passageiras do apetite, as quais ocorrem normalmente em todos os indivíduos; Mas fique alerta para que a criança não deixar de se alimentar e acabar enfraquecendo consulte o pediatra antes que isso ocorra.
7° Vamos preparar juntos!
A participação da criança durante o preparo dos alimentos e na montagem do seu prato, é uma atitude que incentiva a criança a comer e a estimula a participar das tarefas domésticas.
Dra. Ana Elisa Ribeiro de Faria – Pediatra
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Vassouras (USS)
Residência em Pediatria pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC
Possui título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Residência em Neurologia Pediátrica pela Faculdade de Medicina do ABC-FMABC –2016-2018