7563 720x380 - 5 motivos para Procurar um Nutricionista

5 motivos para Procurar um Nutricionista

1) Para Perda de Peso

A grande maioria das pessoas não estão satisfeitas com o seu corpo e estão adeptas a fazer qualquer coisa que digam que há resultados milagrosos e rápidos para a perda de peso tão desejada. Sejam nas dietas restritivas, nos encapsulados que prometem queimar as gorduras localizadas, nos chás que tiram a fome e entre tantas outras opções que vemos falar por ai.

Na moda do mundo “fitness”, muitos se esquecem da saúde no dia de amanhã para se preocupar somente com a estética do dia de hoje. Viver o hoje. Mas será que isso é de fato ser saudável?
Que tal pararmos de olhar tanto para o imediato e começarmos a focar em saúde? Em perder peso com saúde e promovendo o bem estar?

Sim, é possível.

A ingestão calórica diária total não deve ser inferior à taxa metabólica basal (o consumo de energia do seu próprio organismo para manter as funções vitais) e as dietas hipocalóricas que geralmente são seguidas, diminuem essa taxa de metabolismo basal e promovem a perda de massa muscular (músculos) e não a tão desejada gordura.  Sempre vale ressaltar que a massa muscular é de extrema importância para o nosso organismo, inclusive para prevenção de doenças ósseas.

Procurar um profissional nutricionista para fazer um plano alimentar adequado é essencial, pois será calculado em cima de suas necessidades diária, com a sua rotina (e algumas adaptações se forem necessárias) e dentro de sua realidade.

Um dos maiores prazeres do ser humano é em se alimentar, por que não fazer isso com prazer e sendo saudável ao mesmo tempo?

Nós, nutricionistas da Clínica de Especialidades Pró Saúde (São Bernardo do Campo) estamos sempre aptas a ajuda-los em manter saúde e bem estar. Venha conversar com a gente!

2) Para Ganho de Peso

Você tem aquele biótipo magro e que possui dificuldades em ganhar peso? Os profissionais nutricionistas podem te ajudar com o ganho de massa muscular e melhoria do percentual de gordura corporal.

Há quem diz que ganhar peso é muito mais fácil do que perder peso. Nós acreditamos que não. Primeiro por conta do metabolismo de quem está muito abaixo do peso que por muitas vezes é acelerado e outra porque ganhar peso somente no ganho de gordura por comer “de tudo” não é nada saudável.

Precisa existir um equilíbrio da qualidade da alimentação e um acompanhamento de perto para verificar se o ganho de peso está sendo saudável. Para isso, vale sempre se consultar com um nutricionista para averiguar qual o melhor plano alimentar a ser seguido e se o percentual de gordura está dentro do programado.
Ganhar peso com saúde é uma tarefa em conjunto com o paciente e o profissional.

3) Para Melhora No Rendimento Esportivo

As dietas “da moda” cada vez mais retiram os carboidratos da alimentação diária com a intenção de perder peso ou utilizar a gordura como fonte de energia para o corpo. Mas justamente os carboidratos tão temidos que são fundamentais para o exercício físico e seu desempenho durante a atividade. Eles fazem a diferença!
Os estoques de carboidratos são limitados no nosso organismo e quando iniciamos uma atividade física, muitas vezes, estamos abaixo desse nível necessário.

Sendo o combustível preferido para os exercícios de alta intensidade e longa duração, outras vias de energia (tais como a oxidação de lipídeos, glicogênio hepático e muscular) não conseguem fornecer adenosina trifosfato (ATP) o suficiente para apoiar a atividade, ficando impossível de atender a demanda de energia quando os níveis de carboidrato estão esgotados.

Tão importante quando a quantidade de carboidratos a ser ingerido, temos também o tempo de seu consumo. Manter um plano alimentar adequado com quantidades de carboidratos diárias o suficiente é fundamental para satisfazer as necessidades de energia exigidas pelo treino e a recuperação muscular.

O ideal é montar uma estratégia para manter ou aumentar o estoque de energia (carboidrato), incluindo o consumo ideal antes, durante (dependendo do tempo de atividade física e sua intensidade) e após exercício para melhorar o rendimento e trazer mais resultados.

 

4) Para uma Melhor Saúde

Nos últimos anos, principalmente pela correria do dia a dia, as pessoas cada vez mais tem procurado por praticidade no momento de se alimentar e consequentemente o aumento no consumo de alimentos industrializados tem crescido de forma significativa, porém, como resultado tem aumentado as intolerâncias e alergias alimentares, as doenças ocasionadas a má alimentação como anemia, falta de vitamina A, desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão, entre outros.

Devido a esses maus hábitos alimentares e o surgimento dessas patologias, a ajuda do profissional nutricionista se torna de extrema importância, visto que ele planeja o programa alimentar do paciente levando em conta todos aspectos de sua individualidade, histórico clínico, familiar e social, exames laboratoriais, preferências, aversões e intolerâncias alimentares, doenças associadas, interações medicamentosas, nível de atividade física e questões psicológicas para acompanhamento adequado e melhoria do estado de saúde.

Muitas patologias tendem a ter melhoria pelo simples fato de ter uma alimentação melhor, saudável e equilibrada.
É importante se alimentar bem, é importante manter uma boa saúde. Cuide de sua saúde e lembre que você é importante para você mesmo.

5) Para uma Reeducação Nutricional

Ao contrário do que muitos imaginam, grande parte dos pacientes que procuram o profissional nutricionista não estão atrás somente da perda de peso mas também de incluir em seu dia a dia uma alimentação e um estilo de vida saudáveis.

Para que isso seja realizado de uma forma equilibrada e ajustada com o seu dia a dia, os nutricionistas programam seu plano alimentar para que não perca o prazer de comer bem e ainda manter uma boa saúde e boa forma.
Vale sempre lembrar que todo plano alimentar (reeducação nutricional) associada com exercícios físicos tendem a ter resultados melhores, mas isso não significa que na impossibilidade de praticar atividade física, você não possa ter esses resultados também. Para isso, todo plano alimentar é individualizado para que tenha uma melhor adesão e melhor resultado.

 


Dra Fernanda 150x150 - 5 motivos para Procurar um Nutricionista

Dra. Fernanda Novo

CRN: 35006

Nutricionista Clínica com foco em Esportes.

Graduada no curso de Nutrição em 2011 pelo Centro Universitário São Camilo, possui curso de extensão em “Personal Diet” pela Universidade Gama Filho e cursos de atualização profissional na área de Nutrição Esportiva.

Comentários

Relacionados

Posted in Nutrição and tagged , .