vacina causa autismo 620x380 - Paracetamol logo após vacina pode atrapalhar resposta imunológica

Paracetamol logo após vacina pode atrapalhar resposta imunológica

tESTE DO OLHINHO@72x - Teste do olhinho

Seja sincera: quantas vezes você levou seu filho para tomar vacina e ficou tentada a dar algumas gotinhas de antitérmico para que ele nem tivesse febre? Cuidado. Essa atitude pode atrapalhar a resposta imunológica do organismo à vacina. É isso que afirma um estudo publicado na revista científica The Lancet e financiado pela GlaxoSmithKline Biologicals (Bélgica).

Os cientistas analisaram justamente a ação do princípio ativo acetaminofeno/paracetamol no organismo quando ministrado a uma criança logo após a vacinação. Dos 459 bebês saudáveis analisados, 226 receberam três doses profiláticas (ou seja, antes da febre aparecer) de paracetamol a cada 6 ou 8 horas durante as primeiras 24 horas após a vacinação. Neles, a concentração de anticorpos ficou mais baixa do que naqueles que não tomaram o antitérmico.

Segundo o pediatra e infectologista Marco Aurélio Sáfadi, presidente do departamento científico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP),esse pode ser um indicativo de que a proteção da vacina é menor quando a criança toma o remédio antes de apresentar a febre. “A indicação do medicamento quando a criança apresenta o sintoma é segura porque a resposta imune da vacina já começou e não haverá interferência”, diz. Ele alerta os pais para que a prática de dar esse tipo de antitérmico preventivamente seja abolida e que o medicamento só seja ministrado (como qualquer outro) de acordo com a indicação do pediatra.

Comentários

Relacionados

Posted in Pediatria, Vacinação and tagged , , , .