cuide de você 830x450 720x380 - A arte de Cuidar !

A arte de Cuidar !

Resultado de imagem para cuide de voce foto

Quantas vezes deixamos de fazer algo por nós mesmas para colocar o outro sempre em primeiro lugar?

Quem nunca, não é mesmo?

“Vou resolver isso e depois marco meu médico”, “vou fazer a janta e depois descanso”, “preciso ajudar e ficar mais tempo no trabalho, depois vejo minha família”, e com estas situações vamos priorizando os outros e as nossas atividades e esquecemos de nós mesmos. Se você se identificou com alguma destas afirmações, precisamos falar de autocuidado e desapego, além de autossabotagem, tema que falamos anteriormente no blog!

– Você cuida de todos ao seu redor, mas quem cuida de você?

É comum que por altruísmo e até com a melhor das intenções que deixamos o cuidado a nós mesmos de lado para cuidar do outro, mas nem sempre isso revela sucesso para o próximo ou mesmo para nós

Precisamos ressaltar que muitas vezes não queremos nos mostrar vulneráveis e que por orgulho ou qualquer outro sentimento, não precisamos de ajuda. Isso não quer dizer que somos arrogantes ou falsos, mas sim que muitas vezes não queremos trazer à tona o que se passa conosco por conta de não buscarmos reconhecer nossas limitações ou mesmo de não querer dar preocupação ou trabalho ao outro, na verdade cada um tem o seu motivo. Identificar esse motivo, talvez, seja um grande e importante momento para reconhecer que precisamos sim de ajuda e autocuidado.

A falta de autocuidado pode envolver um outro ponto. Essa situação acontece quando falamos de nós para o próximo ou comentamos sobre nossa vida, mas nos colocamos no papel de vítimas. “Oh céus, oh vida, oh azar…” – aquela velha frase da hiena Hardy. A partilha então vira uma competição onde você tem mais problemas, menos saúde ou até outras situações mais intimas, onde você exalta os contras, mas sai vitorioso por estar em pior situação, é estar com o foco somente no lado negativo. E após este momento, muitos continuam a fatídica realidade de não se decidir por cuidar-se, mas somente reclamar. Um ciclo vicioso.

Existe uma autossabotagem, onde com ou sem holofotes você se deixa de lado mais uma vez. É preciso lembrar que ajudar ao próximo não vai tratar seu problema de coluna, ouvir o próximo não vai regrar sua alimentação, ficar mais tempo no trabalho não vai dar o descanso físico e psicológico que você necessita. Não se engane! O primeiro passo para ajudar o outro é cuidar de você mesmo, e só assim você conseguirá de forma saudável ajudar o outro.

Simmmmm!!! É muito importante cuidar do outro sim!!!!

É muito importante sabermos que para ajudar efetivamente alguém precisamos estar bem com a gente mesmo, para então poder ajudar o outro de forma leve e saudável.

Para isso é necessário ter autor responsabilidade, saber dividir as tarefas do cotidiano, organizar sua rotina, nem que seja em pequenos passos como uma leitura pela manhã ou algo que te fará mais disposto para o resto do dia. Cuide de você também para assim ter sucesso pessoal e também com aqueles que estão ao seu redor!

Lembre-se: Cuidar, Cuidar-se e Ser cuidado, um trio que pode caminhar em equilíbrio sempre!

e você sentir dificuldade em se organizar e em se ver como importante para você mesma(o) estou à disposição para ajudá-la(o) através do Coaching.

Comentários
Posted in Coaching.