fbpx

Meningocócica ACWY

Entre em contato conosco para verificar a disponibilidade da vacina e valores de cada dose.

sobre a doença

Meningite é uma doença grave causada pelo meningococo, bactéria que pode produzir um quadro de meningite. Além de ser altamente letal, aproximadamente 10% das pessoas que sobrevivem apresentam sequelas como surdez, retardo mental e convulsões, ou necessitam realizar amputações de membros.

O meningococo pode estar alojado na garganta de indivíduos sãos e sua transmissão é feita por gotículas de saliva contaminadas. A doença meningocócica tem incidência sazonal, sendo mais prevalente no inverno e no início da primavera

123 - Meningocócica ACWY

Sintomas

Os principais sinais e sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele.

Em crianças menores de um ano de idade, os sintomas podem não ser tão evidentes. Por isso, é necessário ter atenção para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente, além de rigidez corporal com ou sem convulsões.

 

 

Transmissão da doença

Prevenção

A vacinação previne meningites e infecções generalizadas (meningococcemia) causadas pela bactéria meningococo do tipo A,C,W e Y.

É indicada para todos os indivíduos que desejam se proteger contra a doença meningocócica, independentemente da faixa etária, e pode ser utilizada em indivíduos já vacinados com a vacina polissacarídica, para obter imunidade de longa duração.

 

Contraindicação

A administração da vacina meningocócica ACWY, assim como as demais vacinas devem ser adiada, em indivíduos que estejam com doença febril aguda grave. Gestantes e lactantes não devem receber a vacina sem a orientação do médico e a relação do risco- beneficio deve ser avaliada pelo mesmo.

 

Duvidas sobre vacinas?

Nossa equipe está pronta para tirar suas duvidas sobre as vacinas disponíveis na Pró-Saúde.

Convênios que cobrem Vacinas​

ENTRE EM CONTATO PARA VERIFICAR SE O PLANO DO SEU CONVÊNIO SOBRE ESTA VACINA