fbpx

Herpes Zoster

Entre em contato conosco para verificar a disponibilidade da vacina e valores de cada dose.

sobre a doença

Herpes zoster é uma infecção viral que provoca vesículas na pele e geralmente é acompanhada de dor intensa. Ela pode acometer qualquer parte do seu corpo, mas é mais frequente no tronco e no rosto, evidenciando-se como uma faixa de vesículas em apenas um dos lados do corpo.

 

123 - Herpes Zoster

Sintomas

O principal sintoma em adultos é a dor intensa na extensão do nervo da medula espinhal até a pele, que pode permanecer mesmo após a cura das lesões da pele. É a chamada neuralgia pós-herpética. Na maioria das vezes, essa neuralgia se resolve nos primeiros 3 meses, mas em alguns casos pode persistir por anos

Transmissão da doença

O herpes-zóster, popularmente conhecido como cobreiro, é causado pelo mesmo vírus da catapora. Após desenvolver catapora, o que normalmente acontece na infância, o vírus permanece adormecido n sistema nervoso ao longo da medula espinhal do indivíduo.

Quando há queda da imunidade, pode ocorrer a reativação do vírus e o desenvolvimento de herpes-zóster.

Sabe-se que uma a cada três pessoas em geral terá herpes-zóster durante a vida.

No Brasil, a cada ano, registram-se cerca de 10.000 hospitalizações no SUS por varicela e herpes-zóster. A taxa de mortalidade por complicações em adultos aumenta a partir dos 50 anos de idade.

Até 2 semanas antes do aparecimento das bolhas na pele, podem ocorrer sintomas inespecí cos como mal-estar, dor localizada em um dos lados do corpo, ardência e perda de sensibilidade. Uma área vermelha bem delimitada, com pequenas bolhas, surge então no local da dor, principalmente na região do tórax, abdome e rosto (perto dos olhos), e permanece por 7 a 10 dias. Após, as bolhas rompem-se, fundem-se, secam e formam crostas. Esse quadro completo dura cerca de 1 mês.

Prevenção

A prevenção da doença se dá por meio da vacinação.

Contraindicação

Duvidas sobre vacinas?

Nossa equipe está pronta para tirar suas duvidas sobre as vacinas disponíveis na Pró-Saúde.

Convênios que cobrem Vacinas​

ENTRE EM CONTATO PARA VERIFICAR SE O PLANO DO SEU CONVÊNIO SOBRE ESTA VACINA