O QUE É O ROTAVÍRUS?
O Rotavírus é um vírus extremamente comum, fácil de contrair e que pode ter consequências graves. É a principal causa de diarreia grave em crianças com até dois anos de idade em todo o mundo.
A transmissão é fecal-oral, por meio de contato direto com a pessoa infectada ou com alimentos, líquido e objetos contaminados.
Os sintomas iniciam-se cerca de 1 a 2 dias depois do contágio e duram de 3 a 8 dias, podendo variar de diarreia leve a quadros graves que necessitam de hospitalização.
PORQUE O ROTAVÍRUS CAUSA PREOCUPAÇÃO?
A maioria das infecções acontece em crianças de 6 meses a 2 anos de idade, com quadro clássico de diarreia aquosa abundante precedida de febre e vômitos, que pode resultar em desidratação, principalmente em menores de um ano de idade.
- Boca seca
- Choro sem lágrima
- Diminuição da produção de urina
- Perda de peso – Irritabilidade
COMO TRATAR A INFECÇÃO POR ROTAVÍRUS?
O tratamento consiste basicamente em evitar a desidratação, por meio do aleitamento materno, da ingestão de líquidos (por exemplo: água, sucos e chás) e do repouso.
O reconhecimento rápido dos sinais de desidratação e fundamental para evitar complicações mais graves.
Se o seu(sua) filho(a) apresentar qualquer sinal de desidratação, é recomendável a avaliação médica para o tratamento adequado.
A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESTIMA QUE, NO MUNDO INTEIRO, A INFECÇÃO POR ROTAVÍRUS SEJA RESPONSÁVEL POR CERCA DE 2 MILHÕES DE HOSPITALIZAÇÕES E CERCA DE 450 MIL MORTES POR ANO EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS
É POSSÍVEL TER MAIS QUE UMA INFECÇÃO POR ROTAVÍRUS AO LONGO DA VIDA ?
Sim. Há vários tipos diferentes de rotavírus e a infecção por um deles não confere proteção total contra os demais. Assim, a maioria das crianças pode ter vários episódios de infecção por tipos diferentes de rotavírus, sendo que a primeira infecção tende a ser a mais grave.
ATÉ OS 5 ANOS DE IDADE, QUASE TODAS AS CRIANÇAS
JÁ FORAM INFECTADAS PELO ROTAVÍRUS AO MENOS UMA VEZ NA VIDA!
São conhecidos mais de 50 tipos de rotavírus que variam ao longo do tempo e conforme a localização geográfica. Atualmente, cinco representam 95% dos rotavírus circulantes no Brasil.
COMO POSSO PREVENIR A INFECÇÃO PELO ROTAVÍRUS?
Vacinar contra o Rotavírus:
Existem vacinas que protegem contra o rotavírus. Elas devem ser administradas nos primeiros meses de vida. Consulte o pediatra de seus filhos.
Manter o aleitamento materno:
Além de muitos outros benefícios, é um fator que aumenta a resistência das crianças contra a diarreia.
Cuidar da higiene pessoal e doméstica:
-
Lavar sempre as mãos antes e depois de utilizar o banheiro, trocar as fraldas, manipular/preparar alimentos, amamentar e manusear materiais/objetos sujos
-
Lavar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;
-
Utilizar sempre água tratada para beber e preparar os alimentos.