Entenda mais sobre Anafilaxia!

Choque anafilático é a mesma coisa que anafilaxia?

O choque anafilático ocorre quando a reação evolui de forma mais grave, afetando os vasos sanguíneos causando vasodilatação e consequentemente a queda rápida da pressão arterial (hipotensão). É a forma mais grave da anafilaxia e se não tratada a tempo pode levar à morte.

O que é edema da glote?

O edema da glote é um inchaço muito intenso da laringe (glote) que impe-de a pessoa de respirar, levando à asfixia. É uma manifestação grave que podeocorrer em alguns casos de anafilaxia, com potencial risco de morte.

O que é a “segunda onda” da anafilaxia?

A maioria das pessoas tem boa recuperação quando o tratamento da anafilaxia é instituído de maneira rápida e adequada. Porém, algumas têm aparente melhora, mas as manifestações ressurgem horas após. É a chamada “reação bifásica” ou “segunda onda” da anafilaxia. Por isso, é necessário manter o medicamento prescrito, mesmo após a melhora dos sintomas, no tempo indicado pelo médico. É importante ficar alerta ao surgimento de manifestações tardias, que podem ocorrer até 72 horas após a reação anafilática.

Quais são as manifestações da anafilaxia?

A anafilaxia pode se apresentar com diferentes formas, afetando vários sistemas ao mesmo tempo. O mais afetado é a pele, seguido do aparelho respiratório, digestório e cardiovascular. As crises podem se acompanhar de coceira no nariz e olhos, coriza, inchaço em lábios, língua e grande incômodo na garganta. Podem surgir placas vermelhas na pele (urticária), que também coçam muito. Algumas pessoas se queixam de sensação de dor na barriga, náuseas, vômitos e diarreia. Conforme a reação evolui, há maior dificuldade em respirar com falta de ar, tosse seca repetitiva, sensação de aperto e chiado no peito. A voz pode ficar rouca e a garganta se “fechar”, surgindo um barulho grosseiro na respiração. A pessoa torna-se pálida, sonolenta, com sudorese intensa, tontura, referindo sensação de ansiedade e de morte iminente, podendo ir a óbito. Em crianças pequenas é frequente o choro rouco, a “tosse de cachorro”, podendo ficar agitada ou apática.
Nos bebês, a anafilaxia se caracteriza por pa-lidez, lábios arroxeados, apatia sem muita reação, podendo perder os sentidos.

O quadro a seguir resume os sintomas principais de uma anafilaxia.

Tamires: