A anafilaxia é uma resposta alérgica severa, inesperada e que coloca em risco a vida. Pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, incluindo alimentos, medicamentos, picadas de insetos, látex, entre outros.
A incidência de anafilaxia está aumentando. Estima-se que um em cada 200 pacientes atendidos em serviços de emergência tenha uma reação alérgica grave que requer tratamento.
A primeira ocorrência de anafilaxia é imprevisível e pode afetar qualquer pessoa, já que normalmente envolve substâncias que o indivíduo teve contato anteriormente. Portanto, é crucial receber orientação após o primeiro episódio para aprender as ações adequadas e prevenir futuras ocorrências.
Além disso, os primeiros sintomas de anafilaxia podem ser confundidos com uma reação alérgica leve, como coceira na pele ou tosse. O problema é que a gravidade pode aumentar rapidamente, evoluindo para uma emergência médica, não permitindo atendimento adequado em tempo hábil.
A falta de reconhecimento dos sintomas e o atraso no tratamento correto podem piorar a situação. Por outro lado, o diagnóstico e tratamento precoce podem salvar vidas. Por isso, é fundamental que pacientes, familiares, pais e cuidadores de pessoas que já tiveram anafilaxia recebam informações apropriadas para que estejam preparados para um possível novo episódio.
O que é anafilaxia?
A anafilaxia (ou reação anafilática) é uma reação de início súbito e evolução rápida, que pode afetar simultaneamente vários sistemas do corpo: pele, aparelho respiratório, digestório e cardiovascular. Em geral é grave e pode levara morte.
Como ocorre a anafilaxia?
O que pode causar anafilaxia?
Quais as causas mais frequentes em adultos e nas crianças?