Meningite C
Entre em contato conosco para verificar a disponibilidade da vacina.
sobre a doença
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno e, das virais, no verão.
Quais são os sintomas?
Os principais sinais e sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele.
Transmissão da doença
Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. A transmissão fecal-oral é de grande importância para a meningite viral, principalmente, nas infecções por enterovírus.
Prevenção
Vacina meningocócica conjugada para meningococo C
Tem eficácia a partir dos dois meses de idade e oferece imunidade duradoura, provavelmente vitalícia. Pode ser aplicada em qualquer idade e o esquema de doses depende da idade de início da vacinação: três doses, com intervalos de um a dois meses, se aplicada antes dos 12 meses e uma dose após esta idade.
É indicada para todos os indivíduos que desejam se proteger contra a doença meningocócica, independentemente da faixa etária, e pode ser utilizada em indivíduos já vacinados com a vacina polissacarídica, para obter imunidade de longa duração
Contraindicação
A administração da vacina meningocócica B, assim como as demais vacinas devem ser adiada, em indivíduos que estejam com doença febril aguda grave. Gestantes e lactantes não devem receber a vacina sem a orientação do médico e a relação do risco- beneficio deve ser avaliada pelo mesmo.
Nota SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações
Vacinas Meningocócicas conjugadas: Sempre que possível, preferir a vacina MenACWY no primeiro ano de vida e reforços. No Brasil, quatro vacinas estão licenciadas para crianças: MenC , MenACWY-CRM e MenACWY-TT a partir de 2 meses de idade e MenACWY-D a partir dos 9 meses de idade. O esquema primário varia conforme a vacina utilizada: MenC e MenACWY-TT – duas doses (3 –5 meses) e reforço entre 12 e 15 meses; MenACWY-CRM – três doses (3 –5 –7 meses) e reforço entre 12 e 15 meses; MenACWY-D - duas doses, com intervalo mínimo de 3 meses, para crianças de 9 a 23 meses de idade. Para todas as vacinas meningocócicas conjugadas estão recomendados dois reforços entre 5 e 6 e aos 11 anos de idade, vista a perda rápida de proteção. Não existem dados de estudos de intercambialidade entre as vacinas meningocócicas conjugadas. Entretanto, se houver necessidade de intercambiá-las, deve-se adotar o esquema com maior número de doses na primovacinação. Crianças vacinadas com MenC podem se beneficiar com o uso da vacina MenACWY, com o objetivo de ampliar a proteção. Respeitar intervalo mínimo de um mês da última MenC.
Duvidas sobre vacinas?
Nossa equipe está pronta para tirar suas duvidas sobre as vacinas disponíveis na Pró-Saúde.
Convênios que cobrem Vacinas
ENTRE EM CONTATO PARA VERIFICAR SE O PLANO DO SEU CONVÊNIO SOBRE ESTA VACINA