Vacina Meningite C

Entre em contato conosco para verificar a disponibilidade da vacina e valores de cada dose.

O que é Meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno e, das virais, no verão.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele.

Transmissão

Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. A transmissão fecal-oral é de grande importância para a meningite viral, principalmente, nas infecções por enterovírus.

VACINAÇÃO

Vacina meningocócica conjugada para meningococo C

Tem eficácia a partir dos dois meses de idade e oferece imunidade duradoura, provavelmente vitalícia. Pode ser aplicada em qualquer idade e o esquema de doses depende da idade de início da vacinação: três doses, com intervalos de um a dois meses, se aplicada antes dos 12 meses e uma dose após esta idade. 

É indicada para todos os indivíduos que desejam se proteger contra a doença meningocócica, independentemente da faixa etária, e pode ser utilizada em indivíduos já vacinados com a vacina polissacarídica, para obter imunidade de longa duração

Indicação

  • É indicada para todos os indivíduos que desejam se proteger contra a doença meningocócica, independentemente da faixa etária, e pode ser utilizada em indivíduos já vacinados com a vacina polissacarídica, para obter imunidade de longa duração.

Contraindicação

A administração da vacina meningocócica B, assim como as demais vacinas devem ser adiada, em indivíduos que estejam com doença febril aguda grave. Gestantes e lactantes não devem receber a vacina sem a orientação do médico e a relação do risco- beneficio deve ser avaliada pelo mesmo.

Esquemas de imunização

MenC – Nimerix

Duas doses (3 –5 meses) e reforço entre 12 e 15 meses. Acima de 1 ano, é dose única, com reforço aos 5 anos e 11 anos

Efeitos colaterais

Em 10% dos vacinados ocorrem: inchaço, endurecimento, dor e vermelhidão no local da aplicação; perda de apetite; irritabilidade; sonolência; dor de cabeça; febre; calafrios; cansaço; e dor muscular. Entre 1% e 10% dos vacinados apresentam sintomas gastrintestinais (incluindo diarreia, vômito e náusea); hematoma grande no local da aplicação; erupções na pele e dor nas articulações. Em 0,1% a 1% dos vacinados ocorrem: insônia; choro persistente; sensibilidade diminuída da pele no local da aplicação; vertigem; coceira; dor muscular; dor nas mãos e pés e mal-estar. Em 0,01% a 0,1%, principalmente em adultos, acontece inchaço extenso no membro em que foi aplicada a vacina, com frequência associado à vermelhidão, algumas vezes envolvendo a articulação próxima ou inchaço de todo o membro. As reações tendem a desaparecer em até 72 horas.

Convênios que cobrem Vacinas​

Verifique se seu plano cobre esta vacina na Pró-Saúde. Entre em em contato conosco.

Mediservice - Meningite Meningocócica C
CarePlus - Meningite Meningocócica C
Funcional - Meningite Meningocócica C
logo - Meningite Meningocócica C
Omint  - Meningite Meningocócica C
Gama Saúde - Meningite Meningocócica C
Cabesp - Meningite Meningocócica C
Bradesco Saúde - Meningite Meningocócica C

Saiba mais

informações úteis sobre esta vacina