urticaria 680x380 - O que é urticaria?

O que é urticaria?

As urticarias surgem na pele como placas vermelhas inchadas e apresentam coceira muito intensa. Duram de poucos minutos a várias horas, podendo variar o local.

Se você se deparou com placas vermelhas na pele e apresentam coceira muito intensa, é improvável que sejam simples picadas de insetos. O surgimento desses sintomas pode ser sinais da urticária, a coceira das urticárias pode variar de leve a grave.

Coçar, ingerir bebidas alcoólicas, exercícios e estresse emocional podem piorar a coceira. Se você tem esses sintomas procure um médico alergologista.

As urticarias e modo geral, aparecem em surtos em diversos locais do corpo e podem se acompanhar de inchaço em certas regiões, como os lábios e pálpebras.

Tipos de Urticária

  • Urticária aguda: geralmente surge por causa da ingestão de substâncias específicas como alimentos ou pelo de animais. Os sintomas mais caraterísticos da urticaria aguda desaparecem entre cinto de seis semanas.
  • Urticária crônica: os sintomas são menos intensos mas duram por seis semanas ou mais.

tratamento urticaria - O que é urticaria?

Sintomas

O principal sintoma de urticária é o surgimento de lesões na superfície na pele.

Geralmente as lesões têm as seguintes características:

  • vermelhas e salientes;
  • coçam muito;
  • sensação de queimação;
  • formato oval;
  • são pequenas, porém o tamanho é suficiente para serem notados a pouca distância.

O que causa urticaria

Existem numerosos fatores que podem desencadear ou agravar surtos de urticária, tais como alimentos (castanha, nozes, amendoim, chocolate, peixe, ovos, leite, entre outros), medicamentos, corantes e aditivos alimentares, exercício, calor, fatores emocionais e picadas de insetos, entre outros.

Muitas vezes o quadro de urticária adquire grande intensidade e pode durar várias semanas. Nesta situação é comum o médico alergista investigar além de causas alérgicas, outros possíveis desencadeantes através de exames específicos.

Infecções, doenças hepáticas ou de tireoide, assim como, doenças reumáticas podem ser acompanhadas de surtos de urticária.

Nos casos de urticária de longa duração é comum o médico alergista orientar cautela com o uso de habituais desencadeantes, como certos medicamentos e os corantes industrializados.

Com frequência a associação de medicamentos é prescrita para controlar as manifestações mais intensas.

Tratamento

O melhor tratamento para a urticária é descobrir sua causa e eliminá-la, o que infelizmente, nem sempre é possível. Portanto, é importante ter muita paciência e seguir corretamente as orientações do seu médico.

Evite os causadores conhecidos e consulte um alergista, que é especialmente treinado para identificar os causadores das suas urticarias e pode recomendar medicamentos para prevenir as colmeias ou reduzir a gravidade dos sintomas.

O diagnóstico é feito através do histórico do paciente, exame físico, exames complementares, testes alérgicos e provas de provocação.

Caso você desconfie que tenha urticarias consulte seu médico alergista para avaliar seu caso e orientar sobre o melhor tratamento.

Comentários
Posted in Alergia and tagged .