Testes Alérgicos e Imunoterapia

A Imunoterapia é um tratamento para diminuir os sintomas das alergias respiratórias e da pele (rinite, sinusite, asma e dermatite atópica) e das alergias provocadas por picadas de insetos.

Consiste em aplicações inicialmente semanais, depois a cada 14, 21 e 30 dias, totalizando um período em média de 3 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

As vacinas contém o extrato da substância que causa a alergia, porém em quantidades muito pequenas. Não contém antialérgicos nem cortisona.

Utilizamos vacinas importadas, de excelente qualidade, para um ótimo resultado no tratamento. As vacinas são bem toleradas pelas crianças. No caso de crianças pequenas, pode-se utilizar um creme anestésico antes da aplicação.

Testes alérgicos e provas de provocação

Os testes alérgicos e as provas de provocação são utilizados para identificar os alérgenos responsáveis pelo quadro alérgico. Pode ser realizado em crianças a partir de 1 ano de idade ou a critério médico. Em nossa clínica utilizamos kits importados padronizados, de excelente qualidade para a realização dos testes.

TESTE DE PUNÇÃO:

São testados inalantes, alimentos, fungos, bactérias, insetos e látex. É realizado no antebraço do paciente e o resultado aparece na leitura com 20 minutos. Em crianças pequenas, é utilizado um creme anestésico para a realização indolor. Durante sua realização é apresentado um vídeo educacional sobre alergia respiratória; para as crianças pequenas é apresentado um vídeo infantil.

TESTE DE CONTATO: Utilizamos a bateria padrão da Sociedade Brasileira de Dermatologia e a bateria de Cosméticos, no total de 40 substâncias, que são colocadas em 4 adesivos nas costas do paciente. São feitas 2 leituras: com 48h e com 96h.

PROVA DE PROVOCAÇÃO NASAL COM SACARINA: Uma partícula de sacarina é colocada na narina, onde será verificada a função dos cílios nasais.

Provocação nasal com ácaros.