Dra. Mariliza 225x300 - Dra. Mariliza Henrique

Dra. Mariliza Henrique da Silva

CRM 82493

Especialidade:

Infectologia

Formada em medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, FUABC em 1994, residência Instituto de Infectologia Emílio Ribas, IIER, Brasil. Residência médica em: Doenças Infecciosas e Parasitárias, em 1997. Atua como Médica Infectologista pela Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo no Programa Municipal de DST/AIDS, é Diretora Técnica de Saúde do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS, onde em 2002 se incorporou ao núcleo CRIAD (centro de referência para crianças e adolescentes) em 2005 ao ambulatório de hepatites virais. Além de desempenhar atividades específicas ao gerenciamento da unidade de saúde, também atuo como assessora da Coordenação do Programa Estadual de DST/AIDS e desenvolveu ações programáticas no estado de São Paulo como elaborações, planejamento, execução e coordenação de treinamentos de capacitação técnica e gerencial; supervisões de serviços de DST/AIDS; ministração de palestras e aulas. Desenvolve pesquisas clínicas no setor.



Vencedora do prêmio Sociedade Brasileira de Pediatria em 2003 e em 2007 foi 3º lugar na categoria pesquisa, com atividades para a melhoria da TARV em serviços de saúde do SUS no Estado de São Paulo, X Congresso Paulista de Saúde Pública. 


ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, CONGRESSOS, EXPOSIÇÕES E FEIRAS:

– SILVA, M. H. . I Fórum de Políticas Públicas para crianças e adolescentes que vivem e convivem com HIV/Aids. 2006. (Outro).
– SILVA, M. H. . I Oficina de capacitação em cuidados biopssicossociais destinados a crianças e adolescentes vivendo com HIV/aids moradores de casa de apoio do estado de São Paulo. 2006. (Outro).
– SILVA, M. H. . II Fórum de Política Públicas para crianças e adolescentes que vivem e convivem com o HIV/Aids. 2006. (Outro).

 

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS, CONGRESSOS, EXPOSIÇÕES E FEIRAS:


– 6º Congresso Paulista de Infectologia. 2008. (Congresso).
– The liver meeting. 2008. (Congresso).
– VII Congresso da SBDST e III Congresso Brasileiro de Aids. Especificidades da abordagem terapeutica da infecção HIV/ Aids na terceira idade. 2008. (Congresso).
– 12º EducAids. Direitos e desafios da criança e do adolescente vivendo com HIV/Aids. – 2008. (Congresso).
– Hepatoaids – I Worlshop Brasileiro sobre hepatopatias e HIV. Transplante hepático no paciente portador do HIV. 2008. (Congresso).
– IV Fórum Brasileiro de Hepatites Virais. Adesão á TARV uma visão interdisciplinar – Criança e adolescente. 2008. (Congresso).
– XVII International Aids Conference. 2008. (Congresso).
– Third Annual International update on advances in viral hepatitis and liver diseases. 2008. (Simpósio).
– Hepatoaids – I fórum de discussão -.a equipe multiprofissional e os cuidados com o paciente portador do hiv e hepatites. 2008. (Simpósio).
– Oficina para elaboração de pareceres técnicos científicos – Ministério da Saúde. 2008. (Oficina).
– I Capacitação para enfermeiros na atenção aos portadores de hepatite viral C.hepatite C – manejo e eventos adversos. 2008. (Oficina).
– Ambulatorio de Imunodeficiencias Secundaria ADEE 3002 FMUSP.Adesão a antiretrovirais e qualidade de serviços. 2008. (Encontro).
– Encontro Nacional Criança e Adolescentes Direitos e Sexualidade.Crianças e Adolescentes vivendo com HIV/Aids. Direitos sexuais e reprodutivos da mulher x direitos da criaqnça. 2008. (Encontro).
– INSIGHT HUMAN SUBJECTS PROTECTION (HSP) TRAINING AND ICH GOOD CLINICAL PRACTICE. 2008. (Outra).
– III Fórum Brasileiro de aids e I fórum Brasileiro de Hepatites Virais. 2007.(Congresso).
– Second Annual State of art Treatment of viral hepatitis. 2007. (Simpósio).
– oficina de trabalho avaliação de tecnologias para mrlhotia da adesão do paciente ao tratamento anti retroviral da Aids.monitoria. 2007. (Oficina).
– VI Congresso da SBDST e II Congresso Brasileiro de Aids. Sarcoma de Kaposi e câmera Hiperbárica. 2006. (Congresso).
– V Congresso Paulista de Infectologia e IV Amigos e fungos. 2006. (Congresso).
– I seminario de DST/Aids no sistema socio educativo do estado de São Paulo.Questões importantes no tratamento das DST/Aids. 2006. (Seminário).
– VII Conferência Brasil Johns Hopkins University em HIV/Aids. 2006. (Simpósio).
– I Encontro Inter-institucional de DST para descentralização de atividades programáticas. 2006. (Oficina).
– I Oficina de capacitação em cuidados biopsicossociais destinados a crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids moradores de casa de apoio do Estado de São Paulo.A criança e o adolescente vivendo com HIV/Aids. 2006. (Oficina).
– Capacitação em avaliação com foco na melhoria do programa. 2006. (Oficina).
– Reunião cientifica do ambulatório de imunodeficiencias secundarias FMUSP.Interação Medicamentosa. 2006. (Outra).
– IV Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica e III Jornada Paranaense de Infectologia Pediátrica. Falha Terapêutica em crianças com aids. 2005. (Congresso).
– 3ª IAS Conference on HIV Pathogenesis and Treatment. 2005. (Congresso).
– 9º Educaids. Desafios na criança e adolescente que vivem com HIV/Aids. 2005. (Congresso).
– 8º Encontro Nacional sobre Aids Pediátrico e 6º Simpósio Internacional sobre Aids Pediátrico. O processo de revelação diagnóstica na perspectiva dos profissionais que assistem as crianças e jovens que vivem com o HIV/Aids. 2005. (Congresso).
– 14º Congresso Brasileiro de Infectologia. 2005. (Congresso).
– 31. º Encontro Nacional sobre Aids Pediátrico e 6º Simpósio Internacional sobre Aids Pediátrico. Luto na infância e adolescência: a percepção dos profissionais de saúde. 2005. (Congresso).
– XV Seminário Brasil frança. 2005. (Seminário).
– i Fórum – repensando a adesão à terapia antiretroviral.adesão. 2005. (Oficina).
– curso monotemático: hepatites virais. 2005. (Outra).
– 44th Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy. 2004. (Congresso).
– V Congresso da Sociedade brasileira de DST, V Congresso Brasileiro de Prevenção em DST/Aids e I Congresso Brasileiro de Aids. Aconselhamento. 2004. (Congresso).
– V Congresso da Sociedade Brasileira de DST, V Congresso Brasileiro de Prevenção em DST e Aids, I Congresso Brasileiro de Aids. Adesão à Terapia Antiretroviral na Terceira Idade. 2004. (Congresso).
– 2º ongresso de Infectologia do Cone Sul da API São Paulo. Qualidade da assistência pa PVHA- pessoas vivendo com HIV/Aids. 2004. (Congresso).
– II Fórum Brasileiro de Aids e V Simpósio Internacional sobre Imunopatogênese e Imunoterapia na Infecção pelo HIV. Adesão ao tratamento – demonstração de práticas de sucesso em adesão- idosos. 2004. (Congresso).
– I Congresso Brasileiro de prevenção da transmissão vertical do HIV e Outras DST. 2004. (Congresso).
– V Congresso da Sociedade brasileira de DST, V Congresso Brasileiro de Prevenção em DST/Aids e I Congresso Brasileiro de Aids. Jovens e HIV/Aids: o cuidado como ampliação de horizontes. 2004. (Congresso).
– A Blueprint to protect the HIV patient agaunst the emerging threat of HCV – related liver disease. 2004. (Seminário).
– Abordagem das epidemias HIV e HCV sob uma visão multidisciplinar.Crianças e adolescentes com HIV/Aids. 2004. (Simpósio).
– I Fórum Brasileiro de Aids – IVSimpósio Internacional SobreI munopatogenese e Imunoterapia na Infecção pelo HIV. Aids e Idoso. 2003. (Congresso).
– II Jornada Estadual de Enfermagem em DST/Aids.adesão. 2003. (Simpósio).
– III Simpoósio – manejo clínico e laboratorial das hepatites B e C – II Simpósio aspectos preventivos das hepatites B e C. 2003. (Simpósio).
– I curso de pesquisa clínica quintile & Innovex. 2003. (Simpósio).
– Oficina de atualização do consenso terapêutico – criança. 2003. (Oficina).
– II curso de capacitação para o atendimento à violência sexual do ABC.Antiretrovirais: manejo e complicações. 2002. (Simpósio).
– III Encontro Regional de prevenç~~ao das DST/aids às vítimas de violência sexual. 2002. (Encontro).
– I Oficina de capacitação para os documentos do consenso terapûtico em ARV. 2001. (Oficina).
– Workshopping para profissionais e voluntários projeto encontro crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/Aids.Crianças e Adolescentes vivendo com HIV/Aids. 2001. (Encontro).
– Oficina regional Sudeste – Integrando processos de capacitação de profissionais de saúde para atenção básica. 2000. (Oficina).
– II Simpósio Brasileiro de Pesquisa Básica em HIV/Aids. 1999. (Simpósio).
– Treinamento para Capacitação de equipes multiplicadoras em abordagem sindrômica de portadores de DST. 1999. (Oficina).
– IX Congresso brasileiro de Infectologia. Paragonimiase pulmonar e de sistema nervoso central; descrição de um caso. 1996. (Congresso).
– VI Congresso Paulista de Pneumologia e tisiologia. Fístula bronco esofágica por m.tuberculosis em paciente com SIDA: achados clínicos e endoscópicos. 1995. (Congresso).